Foto: Flávio Sande/Política Livre
Na manhã desta quarta, Bruno prometeu ainda lançar até o final do ano "mais novidades para essa área de estímulo e incentivos fiscais" na capital 02 de agosto de 2023 | 11:21

Bruno Reis responde Muniz sobre IPTU comercial de Salvador e promete se reunir com presidente da Câmara

exclusivas

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, do União Brasil, foi indagado na manhã desta quarta-feira (2) a respeito do que foi dito pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz, do PSDB, sobre o IPTU comercial da capital baiana. Em entrevista ao Bargunça Podcast, o tucano afirmou que o IPTU cobrado de empresas da cidade é o mais caro do Brasil. 

Sobre o tema, Muniz disse que “Salvador tem que fazer algo, principalmente, para que nós possamos não só depender de serviço e turismo”. “Um dos IPTUs comerciais mais caros do Brasil é o de Salvador”, apontou o edil. 

Na ocasião, Muniz chegou a citar o exemplo de uma empresa que, segundo ele, está realizando uma mudança da sede para uma cidade vizinha, na Região Metropolitana, para diminuir o custo. 

“Hoje é muito difícil o IPTU comercial de Salvador. Uma empresa, a Movesa, na BR. A Movesa está se mudando 1,5 quilômetro para frente, para Simões Filho, na mesma BR, por causa de problemas de IPTU”, mencionou.  

Questionado pela imprensa presente durante a cerimônia de lançamento das Ações de Fomento 2023.2, no Teatro Gregório de Mattos, sobre a fala do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Bruno respondeu: “Ainda vou conversar com o presidente Carlos Muniz, vou apresentar esses números a ele, mas ficam criando uma falsa sensação que não existe”. 

Segundo Bruno, a “alíquota do IPTU é a mesma para todo o Brasil”. “1% do valor venal do imóvel. Só Aracaju e Fortaleza que cobram a mais, 1,2% em Aracaju e, em Fortaleza, 1,4%. O restante, os 5.553 municípios cobram 1%. Então vamos desmistificar isso”, emendou Bruno Reis. 

“Em relação aos terrenos, aqui em Salvador, inclusive, estão pagando menos, 0,75%. Os números estão aí. É assim no Brasil todo. Não é, pelo amor de Deus, uma decisão do prefeito Bruno Reis”, acrescentou o atual gestor da cidade. 

“Volto a dizer: o que é eu fiz em relação ao IPTU é feito desde Tomé de Souza, fiz o que Mário Kértesz fez, o que Imbassahy fez, o que Lídice fez, o que Manoel Castro fez, o que Fernando José fez, o que João Henrique fez. Atualizei pela inflação do período, que é o que vem ocorrendo”.  

Bruno Reis prometeu lançar até o final do ano “mais novidades para essa área de estímulo e incentivos fiscais” em conjunto com o presidente da Câmara, Carlos Muniz. “Em 2014, teve uma atualização, que era pra eu ter feito, e eu não fiz, mantive só a inflação do período. Se você for ver hoje já há uma desatualização, um descolamento do valor venal do imóvel em relação ao valor que está sendo cobrado o IPTU. Pode haver uma política de estímulo? Vai ter”, garantiu. 

“Terá para algumas áreas específicas da cidade que nós queremos desenvolver, para chegar novos negócios. Ontem nós lançamos um plano importante para o desenvolvimento da cidade, o Invista Salvador, e até o final do ano eu vou trazer mais novidades para essa área de estímulo e incentivos fiscais, e, é óbvio, ouvindo a contribuição, a sugestão e a opinião que, pode ter certeza, é decisiva do presidente Carlos Muniz”, completou Bruno Reis. 

Ainda sobre Carlos Muniz, Bruno foi perguntado se o PSDB teria chances de sair do seu grupo político e migrar para a base do governador Jerônimo Rodrigues, do PT. “Essa possibilidade não existe”, assinalou o prefeito de Salvador.

Mateus Soares e Flávio Sande
Comentários