Foto: Divulgação/Arquivo
A fala do governador baiano foi feita durante visita ao Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, na Barra 17 de agosto de 2023 | 11:22

Jerônimo diz que busca juros baixos no BNDES para iniciar construção da ponte Salvador-Itaparica

exclusivas

O governador Jerônimo Rodrigues, do PT, anunciou, na manhã desta quinta-feira (17), que o governo estadual está em busca de financiamento com taxas de juros reduzidas junto ao BNDES para iniciar a construção da Ponte Salvador-Itaparica.

Jerônimo revelou que as empresas chinesas do consórcio responsável pela obra solicitaram a busca por novo financiamento. Em março, o Banco do Nordeste (BNB) já havia liberado R$ 3 bilhões para o início da construção.

“Ontem, o secretário Afonso Florence [da Casa Civil estadual], junto a representantes da Fazenda e da Seinfra [Secretaria da Infraestrutura], reuniu-se com o BNDES. Uma das demandas das empresas é obter financiamento com juros vantajosos”, relatou o governador.

Jerônimo também informou que ainda hoje o governo se reunirá com representantes do BNB em busca de mais fundos para a ponte Salvador-Itaparica.

“Hoje, também teremos reunião com o BNB. Temos aproximadamente R$ 3 bilhões disponíveis do Banco do Nordeste, mas buscaremos mais”, acrescentou Jerônimo Rodrigues.

O gestor petista destacou que o governo baiano tem mantido diálogos com o consórcio e outros interlocutores na China. Uma reunião ocorreu hoje com o embaixador brasileiro na China, Marcos Abbott Galvão, para discutir o assunto.

Jerônimo prevê que a dragagem necessária no início das obras começará em até dois meses. A administração estadual arcará com os custos dessa intervenção, que será conduzida pelo consórcio chinês.

“Esperamos que os dois meses solicitados pela empresa sejam suficientes para o início da dragagem e sondagem. A Marinha exigiu a dragagem, e nós a custearemos. Preferiríamos que as próprias empresas a realizassem, conforme o contrato”, explicou Jerônimo.

A fala do governador baiano foi feita durante visita ao Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, na Barra.

Mateus Soares
Comentários