Foto: Divulgação/Arquivo
Deputado Rosemberg Pinto 20 de agosto de 2023 | 20:56

Rosemberg Pinto critica projeto que substitui nome de Carlos Marighella em escola e chama colega de “ignorante”

exclusivas

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Rosemberg Pinto (PT) criticou, em contato com este Política Livre, o projeto de lei apresentado pelo colega Diego Castro (PL) que substitui o nome do Colégio Estadual Carlos Marighella, localizado no bairro do Stiep, em Salvador, pelo nome de Olavo de Carvalho.

O petista defendeu o respeito à história de Marighella, “ex-deputado, escritor e revolucionário que fez a luta armada contra a ditadura no Brasil e acabou torturado e morto pelos militares”. “O fato de o deputado Diego ser jovem e parlamentar não permite a ele a ignorância de um projeto como esse. É preciso respeitar a história da Bahia e do Brasil. Eu, por exemplo, tive todas as divergências com o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, mas isso não me dá o direito de tirar o nome dele de escolas”, disse Rosemberg.

“Só posso crer que esse projeto é fruto de ignorância, ou é provocação mesmo. Carlos Marighella foi um lutador pela democracia, baiano de expressão nacional. Foi um intelectual com forte vinculação com a educação. Quando jovem, respondeu uma prova de matemática com poesia. Com tirar o nome de uma personalidade tão importante de um colégio para colocar o de um paulista que não tem nada a ver com a Bahia?”, acrescentou o petista.

Rosemberg afirmou que as chances de o projeto de Diego Castro avançar são nulas. “Não há a menor possibilidade de passar e nem a bancada de oposição, acredito, vai apoiar essa iniciativa”.

Política Livre
Comentários