Foto: Flávio Sande/Política Livre
A fala do vereador Claudio Tinoco foi feita durante a cerimônia de lançamento das Ações de Fomento 2023.2 02 de agosto de 2023 | 10:28

Tinoco rebate fala de presidente da Câmara sobre valor do IPTU comercial em Salvador e critica situação de Lauro

exclusivas

Apesar de afirmar não ter tomado conhecimento, em sua inteireza, das críticas do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), sobre aos valores do IPTU comercial na cidade, o vereador Claudio Tinoco (União Brasil), rebateu, em conversa com este Política Livre, na manhã desta quarta-feira (2), a fala do colega.

Ontem, no mesmo dia em que a Prefeitura lançou o Invista Salvador, programa destinado a melhorar o ambiente de negócios na cidades, Muniz afirmou que o IPTU cobrado de empresas na capital baiana é o mais caro do Brasil.

“Salvador tem que fazer algo, principalmente, em relação ao IPTU Comercial, para que nós possamos não só depender de serviço e turismo. Um dos IPTUs Comerciais mais caros do Brasil é o de Salvador”, apontou.

Indagado pela reportagem a respeito do posicionamento do presidente da Câmara, Tinoco justificou: “Eu não vi a crítica, não posso fazer uma avaliação exatamente da base dessa referência. A partir do momento que você me informa, eu quero dizer que é natural, não só o presidente, como qualquer vereador, que busque sempre fazer a defesa da desoneração como uma alternativa para você transformar Salvador numa cidade mais competitiva”.

“A gente que acompanha há muito tempo essa questão tributária, a gente já viu que a concorrência e a competição entre municípios, assim como acontece entre os estados, não é mais salutar. O país passa hoje por uma reforma tributária, que visa não só simplificar, mas acima de tudo também dar maior equilíbrio para que o país se desenvolva de uma forma muito mais harmônica, muito mais homogênea, do que por exemplo o sul e sudeste, se desenvolvendo do ponto de vista industrial, e o nordeste e o norte do país ficando para trás”, acrescentou.

Segundo Tinoco, a guerra fiscal levou muitas empresas realmente a se instalarem em Lauro de Freitas, “mas hoje a gente vê que esse crescimento da cidade de Lauro de Freitas trouxe uma série de consequências negativas, uma cidade desordenada, com muitas ocupações, com problemas de tráfego, de trânsito, de infraestrutura. Então o que a gente busca sempre é o equilíbrio”, emendou.

As declarações do vereador Claudio Tinoco foram feitas durante a cerimônia de lançamento das Ações de Fomento 2023.2, tocadas pela secretaria municipal de Cultura.

Mateus Soares e Flávio Sande
Comentários