Foto: Divulgação
Itagimirim se tornou o terceiro município a receber os atendimentos do ônibus da mulher, que já havia passado por Pojuca e Catu 27 de outubro de 2023 | 09:07

Ônibus da mulher da Cruz Vermelha realiza 1.120 atendimentos em Itagimirim

interior

O ônibus da mulher da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia continua levando serviços gratuitos para promoção da saúde feminina. Nesta semana, entre os dias 23 e 25 de outubro, o veículo foi ao município de Itagimirim, no Extremo Sul do estado, onde foram realizados 1.120 atendimentos. O ônibus é equipado com um mamógrafo e um aparelho de ultrassonografia, continua a contribuir para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero na região.

Os serviços promovidos em Itagimirim incluíram 373 ultrassonografias (abdome total, urinária, transvaginal, mamária, parede abdominal e pélvica), 161 mamografias, além de outros tipos de atendimentos, como medição de pressão arterial e glicemia. Esses números refletem o impacto positivo do veículo itinerante equipado com equipamentos de alta tecnologia no diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Itagimirim se tornou o terceiro município a receber os atendimentos do ônibus da mulher, que já havia passado por Pojuca e Catu. O programa faz parte da campanha “Outubro Rosa é o ano inteiro”, que tem como objetivo levar ações de prevenção e conscientização, especialmente para as mulheres mais vulneráveis na Bahia. Essa iniciativa visa garantir que o acesso à saúde não seja limitado apenas ao mês de outubro, mas esteja disponível ao longo de todo o ano.

O prefeito de Itagimirim, Luizinho, disse que, graças ao ônibus de saúde da mulher, a fila de espera por atendimentos caiu em cerca de 90%. “Fico feliz em poder ofertar à população esses exames que muitas vezes nós tínhamos dificuldade, porque a demanda era muito grande. A gente conseguiu sanar a nossa fila de espera em no mínimo 90%”, afirmou.

O coordenador da Cruz Vermelha na Bahia, Eduardo Umbelino, enfatizou a importância desses serviços para a população mais carente do estado. “Estamos comprometidos em atender as mulheres mais vulneráveis em toda a Bahia, fornecendo atendimentos de saúde de alta qualidade e promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção. O êxito dessas ações em Itagimirim e nas cidades anteriores demonstra que estamos no caminho certo”, disse.

Entre as mulheres, o câncer de mama é o que tem mais incidência no Brasil, com 30% dos casos. A cada 100 mil mulheres, pelo menos 15 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados. Segundo Umbelino, a situação preocupa ainda mais devido à demanda reprimida provocada pela pandemia.

Comentários