Foto: Divulgação/Edson Júnior
Jerônimo Rodrigues, Adelmário Costa e Geraldo Jr. 11 de janeiro de 2024 | 12:35

Bonfim: ‘É uma participação simbólica e de resistência’, diz Ademário Costa sobre Filhos de Gandhy na lavagem

O bloco Afoxé Filhos de Gandhy comemorou este ano 50 anos de participação na Lavagem do Bonfim. Presente no cortejo, o diretor institucional da agremiação, Ademário Costa, destacou a importância dessa presença.

“É uma participação extremamente simbólica, que representa a resistência do nosso povo negro, da nossa ancestralidade e das religiões de matrizes africanas. Não podemos esquecer que o povo negro era proibido de festejar os seus orixás, surgindo assim o sincretismo religioso, que marcou para sempre a nossa cultura”, disse Ademário.

O presidente dos Filhos de Gandhy, Gilsoney de Oliveira, falou o porquê da festa do Senhor do Bonfim ser tão importante. “É dia de saudar o nosso pai Oxalá, regente dos Filhos de Gandhy, junto com Ogum. São cinco décadas levando a mensagem de paz”, salientou.

Gilsoney também disse que o cortejo conta com muitos associados. “Boa parte está presente e também mulheres. Este ano temos as tradicionais alegorias do Gandhy, como o camelo e o elefante”.

Ademário, que é secretário-geral do PT de Salvador, também caminhou ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e o pré-candidato à Prefeitura de Salvador Geraldo Júnior. “Momento importante de afirmação do projeto de Lula e Jerônimo para Salvador”, declarou.

Comentários