Foto: Joka Gueiros/ Secom PMS
Nestes quatro dias de festa, já foram servidos 2.268 cafés da manhã, 5.518 lanches, 3.245 almoços 12 de fevereiro de 2024 | 18:14

Catafolia: Prefeitura já ofertou mais de 11 mil refeições para catadores nas bases de apoio

salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), já ofertou mais de 11 mil refeições para catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis nas bases de apoio montadas para eles nos principais circuitos, chamadas de Catafolia.

Instaladas nos dois principais circuitos, um em Ondina [Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins] e outro no Dois de Julho [na Escola Municipal Permínio Leite], as bases possuem total estrutura, desde alimentação, sanitário químico, atendimento médico, entre outros serviços, em plena folia. Nestes quatro dias de festa, já foram servidos 2.268 cafés da manhã, 5.518 lanches, 3.245 almoços.

Nas duas unidades, os catadores recebem quatro refeições diárias: café da manhã, almoço e dois lanches intercalados. Para cada espaço, são disponibilizadas 400 vagas por dia. Cada catador também tem direito a uma camisa com identificação, boné, protetor auricular e luva.

Trata-se de uma iniciativa que vem sendo a cada ano aprimorada pela gestão municipal, frisa o secretário da Sempre, Júnior Magalhães. “Levando em consideração a condição socioeconômica que os catadores possuem e a importante função que desempenham na folia, de forma a desenvolver a valorização, enquanto uma categoria trabalha e muito nos dias da festa, estamos realizando o Catafolia. Nossa meta é ofertar um serviço que, de fato, proporcione apoio para essas pessoas, conferindo uma melhor condição de trabalho, e auxiliando no alcance de seus objetivos que é ter uma renda extra”, afirmou.

Frequentadora do espaço desde o início, Maria Jaciara assegura que o Catafolia ficou melhor a cada ano. “Só tenho que agradecer, estou falando por mim e por todo mundo. Aqui a gente é bem tratado. Tem o médico, tem os nossos alimentos. A gente só tem que agradecer e pedir para que esse apoio continue acontecendo”, concluiu.

Comentários