Foto: Divulgação
Ireuda Silva 15 de fevereiro de 2024 | 09:26

Ireuda Silva ressalta disposição de vítimas em denunciar importunação, mas alerta para casos de estupro: ‘Só a educação nos salvará’

salvador

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), fez uma avaliação do Carnaval no que se refere à importunação e à violência física e sexual. Idealizadora da campanha internacionalmente reconhecida “Meu Corpo Não é Sua Fantasia”, a republicana coordenou blitzes educativas no circuito da folia, alertando sobre a necessidade e o dever de se respeitar o corpo e os limites da mulher.

Dados divulgados nesta quarta-feira (14) mostram que houve um crescimento significativo na mobilização das foliãs para denunciar casos de importunação sexual e outras formas de agressão. Cerca de 244 mulheres procuraram os Centros de Referência de Atendimento às Mulheres, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador (SPMJ), instalados nos circuitos, para fazer denúncias. 96% delas foram vítimas de importunação durante a festa.

De acordo com a prefeitura, ao todo 2.361 mulheres buscaram informações nesses centros, um aumento de 39% em relação ao ano passado. No entanto, houve uma redução de 11% nos casos de violência em comparação a 2023 – embora duas ocorrências de estupro coletivo tenham causado horror e mostrado que é preciso se manter vigilante à face mais abjeta do machismo. “Enquanto a sociedade se mantiver estruturada sobre o machismo, nenhuma mulher estará a salvo. Enquanto os homens não deixarem de ver as mulheres como seres inferiores, desumanizados e descartáveis, muitos deles continuarão a cometer atrocidades como essa. Nesse sentido, apenas a educação e os valores nos salvarão, porque até da lei e da justiça eles debocham”, diz Ireuda.

“Por outro lado, o aumento significativo de mulheres que procuraram os centros de referência, seja para denunciar ou buscar informações, mostra que estamos em um caminho positivo. As vítimas devem ser as protagonistas nessa luta, procurando entender que importunação sexual não é normal nem aceitável. É crime! E que ela pode e deve denunciar, direito esse que a lei lhe garante”, acrescenta.

Durante o Carnaval de Salvador, a campanha “Meu Corpo Não é Sua Fantasia” realizou blitzes no centro da cidade e no tradicional bloco As Muquiranas, alvo de diversas polêmicas nos últimos anos, relacionadas principalmente à violência e importunação contra mulheres. Durante a ação, a blitz conversou com foliões e apresentou materiais informativos, ressaltando a importância do consentimento e do respeito.

Comentários