Foto: João Raimundo/Ascom Sema
Espaço funcionará até o dia 14 de fevereiro, das 5h às 11h 12 de fevereiro de 2024 | 14:37

Mulheres que atuam como catadoras de recicláveis contam com espaço de convivência e acolhimento durante o Carnaval

salvador

Enquanto o clima de festa toma conta de Salvador, um grupo de mulheres inicia sua longa jornada de trabalho, são as catadoras de matérias recicláveis. Marcadas pela força e determinação, ocupam as ruas durante o Carnaval para garantir o sustento de suas famílias. Reconhecendo essa realidade, o projeto EcoFolia Solidária montou um espaço de convivência exclusivo para estas guerreiras, onde podem ter momentos de descanso, alimentação e cuidado.

Dentro da ação ‘Cuidar de Quem Cuida’, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a novidade fica no Vale do Canela, localizado estrategicamente entre os dois principais circuitos carnavalesco (Dodô e Osmar), no estacionamento em frente à Faculdade de Educação da UFBA, e funcionará até o dia 14 de fevereiro, das 5h às 11h.

“Essa ação, durante o Carnaval, não apenas promove o bem-estar das catadoras, mas também destaca a necessidade de valorizar e apoiar essas profissionais, dando visibilidade ao seu importante trabalho, que muitas vezes é negligenciado pela sociedade. Aqui elas contam com áreas para descanso, alimentação e sessões revigorantes de massagem”, ressaltou a diretora de Política e Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Luana Ribeiro.

As atividades no local começam logo cedo, quando as vans do projeto chegam transportando as mulheres, conduzidas das centrais de coleta de recicláveis até o espaço. Lá são recepcionadas por uma equipe multidisciplinar, preparada para dar todo o auxílio necessário, além de um café da manhã reforçado.

Também são oferecidos serviços como massagem terapêutica e acupuntura, rodas de conversa, cuidados com a beleza e local para banho (com sabonete e toalha descartáveis).

O superintendente da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Wenceslau Júnior, explicou que o espaço vai além do convencional. “Esse ano o Governo da Bahia trouxe essa novidade, um ambiente de acolhimento para as catadoras, além das atividades de relaxamento aqui elas também encontram apoio psicológico e um café da manhã já nas primeiras horas do dia. Um compromisso de inclusão social e econômica”, pontuou.

Cada mulher catadora que passa pelo centro de convivência tem sua história única de superação. Joanice Santos, cooperada da CataBahia, falou um pouco da sua rotina e do que achou do novo espaço.

“Eu achei um espaço acolhedor e muito humanizado, atende a nós, catadoras, que passamos por essa situação de vulnerabilidade de estar cansada, depois de tanto trabalho de noite e de dia também. Aqui podemos tomar banho, se alimentar, ainda tem uma massagem maravilhosa, que faz voltar pro circuito com mais energia ainda. Quero agradecer a todos os funcionários que trata a gente com muita atenção e dizer que amei isso aqui, amanhã venho de novo”, falou Joanice.

A EcoFolia Solidária é uma ação coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceira com as Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM), além do Inema.

Comentários