Vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos 12 de fevereiro de 2024 | 14:04

SMS contabiliza redução no número de atendimentos nos módulos do carnaval; aumenta procura por testes para detecção de ISTs

salvador

Os atendimentos realizados nos módulos de saúde do Carnaval apresentaram redução neste domingo (11), quarto dia oficial da festa de rua. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) acolheu 816 pacientes, número 11,4% menor quando comparado com o mesmo dia da folia em 2023, quando 921 foliões precisaram de assistência.

A diminuição das ocorrências de violência foi a principal responsável pela queda dos dados. Os casos de agressão por arma branca, por exemplo, tiveram redução significativa de 52,8% na comparação com 2023. Esse declínio impacta diretamente na diminuição do número de cirurgias de trauma na face, que também registrou queda de 8% neste último dia de folia em relação à 2023.

Outro destaque deste domingo (11), é a redução em 21,4% dos casos de intoxicação alcoólica, saindo de 70 atendimentos no quarto dia da festa em 2023, para 55 este ano.

A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, comemora os números e destaca a importância do trabalho da Prefeitura. “Os indicadores atestam o clima de paz nas ruas e podemos também atribuir esses dados da Saúde ao planejamento e trabalho conjunto dos diversos órgãos. O investimento da Prefeitura na revitalização do Campo Grande diminuiu a concentração dos foliões em um único circuito o que, consequentemente, reduz as tensões entre a multidão e cordeiros, por exemplo, que algumas vezes resultam em brigas. Podemos citar também os trabalhos educativos e de prevenção desenvolvidos pelas Vigilâncias, SEMOP, Guarda Municipal e Polícia Militar para evitar a comercialização de bebidas artesanais e a entrada de arma branca nos circuitos. Enfim, são ações realizadas nos bastidores que estão nos ajudando a promover uma festa de paz”, destacou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Saúde de Salvador.

Até o momento, os Módulos Assistenciais registram 3.074 atendimentos nos três dias oficiais da folia. Foram realizadas 143 transferências, o que representa 4,7% dos atendimentos. A vice-prefeita e secretária Ana Paula Matos destaca a importância do trabalho dos Bombeiros. “Muitos desses pacientes são conduzidos para nossos módulos com apoio dessas equipes, o que nos ajuda a prestar a assistência necessária a cada quadro de saúde. A união de todos nós garante a efetividade dos serviços. Nossas equipes do Salvamar também seguem de prontidão nas praias para dar segurança aos banhistas”, destacou.

’Fique Sabendo’

Após o chamado da SMS para os foliões aproveitarem o serviço de prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), os dois módulos do ‘Fique Sabendo’ registraram maior número de atendimentos neste domingo (11). No acumulado dos quatro dias oficiais da folia, quase 3 mil testes para IST’s foram realizados, 816 apenas neste último domingo. Buscaram pelo procedimento 134 pacientes do sexo masculino e 122 do sexo feminino. Três resultados apresentaram diagnóstico positivo para HIV; 31 reagentes de sífilis e 01 para Hepatite B. Ainda no módulo, 12 pessoas aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina.

Ana Paula Matos ressalta que as equipes estão de prontidão para acolher os foliões. “O acompanhamento dos resultados e balanço são feitos diariamente por nossos profissionais para ampliar cada vez mais o alcance das ações preventivas. Fico feliz em perceber o engajamento e conscientização dos nossos foliões em buscar do serviço para cuidar de si e do próximo”.

PRESERVATIVOS – Nos quatro dias oficiais da folia mais de 700 mil preservativos foram distribuídos para estimular a proteção contra IST’s e gravidezes indesejadas.

*DEMAIS DESTAQUES*

Acolhimento psicossocial – O episódio de transtorno ansioso é a principal causa de atendimentos psiquiátricos nos módulos de saúde dos circuitos do Carnaval de Salvador. Entre sexta e domingo, 97 casos foram contabilizados pelas equipes de saúde mental, serviço de acolhimento assistencial inédito na folia de 2024. No total, 167 pessoas foram atendidas; a maioria adultos (95%) e mulheres (54%). Os demais atendimentos são divididos em casos de consumo de álcool e outras drogas e transtornos psicóticos.

Salvador Acolhe – A atuação das equipes de saúde se estendem além dos circuitos e ocorrências de urgência e emergência. Nas Casas de Acolhimento do Programa Salvador Acolhe, mais de 660 procedimentos odontológicos foram realizados em 317 crianças nos últimos três dias. Cirurgiões dentistas e técnicos em saúde bucal fazem parte da equipe assistencial que atende filhos dos ambulantes do Carnaval. Somente neste domingo (11), foram ratados 105 pequenos nos 5 CAACs.

Já os acolhimentos de natureza clínica contabilizaram, em sua maioria, casos de sintomas gripais e infecções de pele. Cerca de 200 pequenos foram assistidos por avaliação clínica e 25% (47) das ocorrências necessitaram de reavaliação médica, desde o início dos festejos.

Comentários