Foto: Divulgação
Manifestação da Fetrab 28 de março de 2024 | 18:00

Fetrab acusa governo do Estado de não dialogar sobre perdas salariais dos servidores estaduais

bahia

A Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) acusa o governo do Estado de se recusar a dialogar sobre as perdas salariais dos servidores estaduais. De acordo com a entidade, desde dezembro do ano passado foi protocolado um ofício solicitando reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, para tratar das demandas dos servidores estaduais e, até o momento, a federação afirma que “não obteve nenhum retorno”.

Ainda segundo a Fetrab, os servidores estaduais acumulam perdas salariais de 54%, e o governo do Estado não incluiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 uma proposta de reajuste linear destinada ao funcionalismo público baiano.

Em nota técnica, a entidade faz um estudo sobre as perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos 8 anos com dados estatísticos e análises qualitativas respaldadas por institutos de pesquisas consagrados nacionalmente.

De acordo com a vice-coordenadora da Fetrab, Girlene Santana, existe na Bahia um quadro de “superendividamento” dos servidores estaduais em função da corrosão inflacionária provocada pela falta de reposição salarial.

“A Fetrab tem mais de 30 anos de luta pautando as demandas do funcionalismo público baiano. Já protocolamos diversos ofícios solicitando reunião com o governador Jerônimo e com a Serin e ainda não fomos recebidos. Queremos dialogar e instalar uma Mesa Permanente de Negociação. Acreditamos que, com diálogo, conseguiremos juntos, em parceria com o governo do Estado, avançar na luta em prol das pautas dos servidores”, disse Girlene Santana.

Comentários