Foto: Divulgação
O vereador Luiz Carlos Suíca muda nome de praça em Salvador 13 de março de 2024 | 10:53

Projetos de Suíca que troca nome de praça para Maria Felipa e garante doulas em partos são sancionados pelo Executivo

salvador

De autoria do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), dois projetos de lei foram sancionados pelo Poder Executivo soteropolitano e já estão em vigor nesta quarta-feira (13). Uma das propostas é justamente a que muda o nome da Praça Visconde de Cairu para o da heroína da Independência Maria Felipa. A outra é a que permite a presença de doulas em partos e pós-partos imediatos, processo encampado por Suíca desde a primeira legislatura e que ajuda na construção de uma política de saúde mais humanizada.

Para o edil petista, as duas peças são fundamentais para a comunidade negra e periférica. “Primeiro que temos o orgulho de reconhecer Maria Felipa como heroína. Seu nome está no ‘Livro de Aço no Panteão da Pátria’, na capital federal. É preciso lembrar que esse projeto foi encampado por inúmeros artistas e influencers como uma forma de homenagear a heroína da Independência do Brasil na Bahia e de justificar sua luta por liberdade”, aponta.

Suíca é historiador e afirma que tem buscado garantir passos importantes para a consolidação da história e do reconhecimento de uma mulher guerreira que expulsou os portugueses invasores na base da surra de cansanção. “Temos a honra de ter proposto essa homenagem. É mais uma vitória do povo e do movimento negro e do povo brasileiro”, declara. O edil agradeceu todos que fizeram parte da campanha e da equipe do mandato que conseguiu, em tempo hábil, criar, apresentar e lutar pela mudança.

“Além do de Maria Felipa, é importante dizer que o projeto da doulas é tão importante quanto, pois vai permitir a presença de doulas em partos e pós-partos imediatos. Outra medida que ajuda na construção de uma política de saúde mais humanizada”. Ainda conforme Suíca, esse projeto foi apresentado no início de sua primeira legislatura e foi sancionado após quase 11 anos”, completa.

Comentários