Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo
Conselho da Petrobras deve reabrir discussão sobre distribuição de dividendos nesta sexta 04 de abril de 2024 | 16:12

Conselho da Petrobras deve iniciar nesta sexta discussão sobre dividendos

economia

Um dos grandes embates recentes envolvendo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o governo, a distribuição de dividendos extraordinários da empresa, deve voltar à pauta do conselho de administração da petrolífera em reunião que será realizada nesta sexta-feira (5).

Após a reunião de 7 de março, quando a distribuição foi rejeitada por seis votos a quatro, com abstenção de Prates, os R$ 43,9 bilhões de dividendos foram destinados a um fundo até que uma decisão final fosse tomada.

Diante da repercussão negativa da medida sobre o valor de mercado da Petrobras, a diretoria iniciou estudo de financiabilidade dos projetos do plano estratégico para verificar se há recursos suficientes no caixa da empresa e, a partir disso, avaliar se é possível pagar parte dos dividendos extraordinários.

Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda) estão alinhados em relação a essa etapa do processo, segundo interlocutores. A reunião desta sexta deverá reabrir o debate e servirá para marcar um novo encontro em 19 de abril, quando, então, a distribuição deve ser votada.

A expectativa é que, a partir das conclusões do estudo de financiabilidade, o governo mude a orientação de voto para que a distribuição seja aprovada.

Com isso, parte já seria distribuída no começo do segundo semestre —embora internamente alguns integrantes da Petrobras vejam possibilidade de os recursos serem repassados antes.

Danielle Brant, Folhapress
Comentários