Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão 17 de abril de 2024 | 17:35

Corregedor de Justiça nega crise com Barroso: ‘divergências não afetam relação pessoal’

brasil

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, negou qualquer estremecimento na sua relação com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Em sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barroso criticou a decisão monocrática de Salomão que havia afastado os juízes Gabriel Hardt e Danilo Pereira Júnior, além de dois desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por indícios de supostas irregularidades durante a Operação Lava Jato.

“Divergências são comuns em julgamentos, e isso não abala a relação pessoal, cordial e civilizada que os julgadores mantêm. É claro que isso não interfere em nada na relação pessoal de muitos anos, de conhecimento e boa afinidade [com Barroso]”, disse à reportagem o corregedor nacional de Justiça, que também é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Por maioria, o CNJ reverteu o afastamento dos juízes e manteve temporariamente a suspensão dos desembargadores, após um pedido de vista do próprio Barroso, que chamou a liminar de Salomão de “ilegítima”, “arbitrária”, “desnecessária” e uma “injustiça” que afrontaria decisões do STF.

Para Barroso, “nada justifica” o afastamento ter sido decidido monocraticamente, se não havia urgência. Nos bastidores, a decisão de Salomão foi lida como uma forma de pressionar o presidente do STF, que também lidera o CNJ, a pautar o caso da Lava Jato.

Eduardo Gayer/Estadão
Comentários