Foto: Divulgação
Solenidade ocorrerá às 17h30, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia 04 de abril de 2024 | 12:39

Desembargador Maurício Kertzman toma posse como membro efetivo do TRE-BA na segunda-feira (8)

Na próxima segunda-feira (8), o desembargador Maurício Kertzman Szporer toma posse como membro efetivo da Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A solenidade ocorrerá às 17h30, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), com transmissão ao vivo pelocanal do TRE-BA no YouTube.

“Fui membro da Corte Eleitoral entre 2010 e 2014 por dois mandatos na classe de jurista e agora volto pela classe de desembargador. Aprendi a beleza e a grandeza do julgamento em colegiado no TRE Bahia e aqui começou minha paixão pela magistratura”, afirma o desembargador. Ele destaca ainda que um dos grandes desafios dos tribunais eleitorais da atualidade é garantir a legítima manifestação popular no mundo contemporâneo, em uma era do uso da inteligência artificial.

Para Kertzman, o objetivo é “tornar a vontade popular descontaminada de todos os abusos: econômicos, políticos, religiosos, nacionais e internacionais”. Apesar da dificuldade, o desembargador demonstra profundo otimismo, pois “os tribunais eleitorais têm se mostrado corajosos guardiões da democracia”, conclui.

O desembargador é natural de Salvador e foi eleito com 43 votos durante a sessão plenária do TJBA, em 28 de fevereiro deste ano. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente está cursando mestrado em Direito Constitucional.

Com uma carreira profissional iniciada em 1995, ocupou a posição de juiz-membro na Corte Eleitoral de 2010 a 2014, quando foi nomeado desembargador pelo TJBA. Além disso, contribuiu como Assessor da Presidência na Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em duas gestões, sendo também membro do Conselho da Magistratura, presidente da Segunda Câmara Cível e presidente das Sessões Cíveis Reunidas. Foi membro da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos e hoje preside a Comissão de Informática do Tribunal.

Comentários