Foto: Reprodução
O marqueteiro João Santana 11 de abril de 2024 | 12:00

João Santana quer reaver US$ 21 milhões de conta na Suíça

brasil

Alvo das investigações da Lava Jato e de duas condenações em processos da operação, que posteriormente foram anuladas tanto no STF quanto no STJ, o marqueteiro João Santana apresentou ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, uma solicitação para arquivamento dos processos de execução penal contra ele e sua esposa, ambos colaboradores da justiça. A informação é do colunista Guilherme Amado, do site “Metrópoles”.

Como resultado do pedido de arquivamento de dois processos de execução penal em tramitação na Justiça Federal do Paraná, Santana busca recuperar os US$ 21,6 milhões que estavam em sua conta no banco Heritage, na Suíça. Uma cláusula do acordo de delação firmado por ele e a esposa, Mônica Moura, previa a perda antecipada desse valor, obtido por Santana em sua notória conta “Shellbill Finance”.

O pedido feito a Fachin ocorreu após uma decisão do ministro na última segunda-feira (8), ordenando que João Santana comparecesse a uma audiência na 12ª Vara Federal de Curitiba para ser advertido por não estar cumprindo as obrigações de prestação de serviços comunitários estipuladas em sua delação. O não cumprimento do acordo pode resultar em sua rescisão.

Comentários