Foto: Reprodução
O presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima 17 de abril de 2024 | 21:25

MDB fecha prazo de filiações partidárias com 21 prefeitos e planeja disputar eleições majoritárias em 150 municípios

exclusivas

Em processo de reestruturação, o MDB da Bahia, que elegeu em 2020 o total de 15 prefeitos, fechou o período de filiações partidárias com 21 gestores municipais. Além disso, o partido pretende lançar pelo menos 150 candidatos ao Executivo no pleito deste ano, segundo informou ao site o presidente de honra da legenda, Lúcio Vieira Lima.

“Desses 21 municípios que governamos, vamos ter candidato à reeleição ou sucessor do MDB. No total, já chegamos a ter 200 pré-candidatos a prefeito. Mas depois deste prazo de filiações, esse número caiu para cerca de 170, por conta de composições. Em Feira de Santana, por exemplo, abrimos mão da candidatura para apoiar o deputado federal Zé Neto (PT). Com as convenções, o número deve ficar em torno de 150 pelo menos”, disse Lúcio ao site.

Apesar de o prefeito de Feira, Colbert Martins, ser do MDB, ele, que foi reeleito em 2020, está politicamente rompido com a direção do partido da Bahia desde que apoiou a eleição de ACM Neto em 2022. Além disso, Colbert é aliado do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (União), que lançou a pré-candidatura nesta terça (16) e tentará retornar, pela quinta vez, ao comando da cidade.

Entre os prefeitos que ingressaram no MDB estão os de municípios como Ribeira Pombal, Tucano, Cansanção, Santanópolis, Itiúba e Macaúbas. Alguns se filiaram por articulação do deputado federal emedebista Ricardo Maia. No caso do gestor de Macaúbas, Aloísio Rebonato, ele deixou o União Brasil e a oposição. “Esses novos prefeitos vieram fruto do trabalho que o partido fez, com a ajuda de nossas lideranças, e também pelo fato de estarmos na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)”, pontuou Lúcio.

Para as eleições deste ano, o MDB tem pré-candidatos em quatro das cinco maiores cidades da Bahia: Salvador, com o vice-governador Geraldo Júnior; Vitória da Conquista, com a vereadora Lúcia Rocha; Camaçari, com o comunicador Oswaldinho Marcolino; e Juazeiro, com o empresário Andrei da Caixa. Somente na capital a candidatura emedebista uniu toda a base de Jerônimo.

O MDB, que já chegou a ter, nos tempos áureos, quase 120 prefeitos na Bahia, também busca unificar a base aliada em torno da pré-candidatura do ex-deputado federal Uldurico Júnior em Teixeira de Freitas, importante município do extremo-sul baiano. A legenda tem ainda pré-candidatos em Barreiras, Serrinha e Itamaraju.

Em Itapetinga e Xique-Xique, os prefeitos emedebistas – Rodrigo Hagge e Reinaldo Braga Filho – apoiaram ACM Neto em 2022, mas os sucessores vão concorrer pelo MDB com o aval da cúpula partidária, que considera o cenário nos dois municípios diferentes da situação com Colbert em Feira.

“Respeitamos a dissidência e as realidades locais da política. O que não permitimos e não podemos concordar é que se tente criar a discórdia dentro do MDB, com a tentativa de se criar movimentos para levar o partido como um todo para o lado que não foi o que decidimos. Isso não aconteceu em Itapetinga e Xique-Xique, mas sim em Feira”, concluiu Lúcio.

Política Livre
Comentários