Foto: Reprodução/ge
Preto Casagrande, ex-jogador de futebol 07 de abril de 2024 | 12:42

União Brasil assimila internamente entrada de Alberto Braga e filia Preto Casagrande para disputar eleições em Salvador

exclusivas

Maior partido em Salvador, o União Brasil fechou a lista de candidatos à Câmara Municipal nas eleições deste ano com o ingresso, antecipado pelo Política Livre, do vereador Alberto Braga, que estava no Republicanos, e algumas surpresas, como a filiação do ex-jogador de futebol Preto Casagrande, bem conhecido das torcidas do Bahia e do Vitória e que tentará uma cadeira no Legislativo. A expectativa dos dirigentes é eleger de sete a oito edis.

Segundo o líder do partido na Câmara Municipal, Cláudio Tinoco, a filiação de Alberto Braga, articulada com o apoio do prefeito Bruno Reis (União), já foi “assimilada” pelos vereadores e suplentes. Ele admitiu que houve insatisfações pontuais, mas já contornadas.

“O presidente municipal do União Brasil, deputado estadual Luciano Simões, honrou o compromisso feito com os vereadores de que ninguém de mandato entraria. Tanto que ninguém de mandato saiu. Alberto Braga volta para a suplência com o retorno à Câmara do vereador Luiz Carlos (Republicanos), que estava comandando a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas. Então, ele não vem na condição de vereador”, pontuou Tinoco, ao ser questionado sobre o assunto.

“A análise que faço é que podemos eleger, sim, oito vereadores. Somente na legenda, no 44, deveremos ter 45 mil votos, o que faz com sobra uma cadeira. Vamos passar dos 200 mil votos. São contas realistas, bem pé no chão. Além disso, montamos uma chapa qualificada e com representações em todos os segmentos da sociedade. Fizemos uma lista plural. Isso também ajuda muito”, acrescentou o líder.

Além de Tinoco, vão disputar a reeleição pelo União Brasil os vereadores Duda Sanches, apontado como o “puxador de votos” da sigla, Paulo Magalhães Júnior, Kiki Bispo, Cátia Rodrigues e Marcelle Moraes. Atuais suplentes, são visto como mais competitivos Palhinha, Pedro Godinho e Binho de Ganso. Também concorreram em 2020 e estão na briga em 2024 os ex-vereadores Demétrio Oliveira e Alex Mine.

Além de Preto Casagrande, que pretende disputar a primeira eleição, o União Brasil aposta em nomes novos na agremiação, como o de Marcelo Guimarães Neto, filho do ex-deputado federal e ex-presidente do Esporte Clube Bahia Marcelo Guimarães; do Pastor Elton Pinto, do movimento evangélico M12; do professor Tuico Profeta; e da pagodeira A Dama. O médico Modesto Jacobino também tentará uma cadeira de vereador em outubro pela sigla.

Há outros pré-candidatos conhecidos filiados ao União Brasil e que são velhos conhecidos para a corrida eleitoral deste ano no Legislativo, a exemplo da delegada Kátia Alves. Vale frisar que outros quadros da sigla que já ocuparam cadeiras na Câmara deixaram o partido, a exemplo do diretor de Esportes da Prefeitura, Felipe Lucas, e de Beca – eles foram para o PSDB e o Republicanos, respectivamente.

Política Livre
Comentários