30 outubro 2024
Como parte da comemoração do chamado Julho das Pretas, destinado à celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha – em 25 de julho –, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) recebe uma feira de empreendedorismo negro. A Afrocolab, rede colaborativa de lojas lideradas por mulheres negras, leva a iniciativa para o prédio-sede no bairro do Comércio, em Salvador, nesta terça (30) e quarta-feira (31).
A feira está montada no térreo do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira. A abertura da exposição aconteceu na manhã desta terça com a presença do presidente do TRT-BA, desembargador Jéferson Muricy; da gestora regional do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, juíza Manuela Hermes; e da secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) do Governo do Estado, Ângela Guimarães.
Na Afrocolab, as pessoas visitantes poderão encontrar uma variedade de produtos e serviços únicos em diversos segmentos, incluindo moda, acessórios, decoração, artesanato e cosméticos. “Todos os itens são criados por talentosas afroempreendedoras, refletindo a rica cultura e criatividade negra”, informa o chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-BA, Sandro Micucci, unidade que apoia a iniciativa, coordenada pela gestora regional do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, juíza Manuela Hermes.
Criada pela Sepromi, a Afrocolab é uma Rede de Lojas Colaborativas do Empreendedorismo Negro que visa dar visibilidade e impulsionar a comercialização de negócios liderados por pessoas negras na Bahia.
Os empreendimentos participantes são selecionados por meio de chamadas públicas, garantindo a excelência e autenticidade de cada produto oferecido. Além do Fórum do Comércio, a Afrocolab também pode ser encontrada no Shopping da Bahia e, em breve, em estações rodoviárias, de metrô e aeroportos, tanto na capital quanto no interior do estado.