11 fevereiro 2025
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), em resposta à deputada Olivia Santana (PCdoB) sobre o pagamento atrasado dos salários dos funcionários do Hospital Geral do Estado (HGE), questionou se a parlamentar estaria contra os trabalhadores que, de acordo com Leandro, estão cobrando o que é de direito deles.
O deputado salientou que em nenhum momento foi feita qualquer mobilização de paralização das atividades dos profissionais, muito menos greve, o que sugeriu a comunista. Leandro de Jesus disse que esteve no HGE na noite desta sexta-feira (7) para se reunir com alguns trabalhadores que passaram as queixas sobre a empresa IGH ao seu mandato.
“Se eu entendi bem a nota que a deputada disparou para a imprensa, ela está chamando o trabalhador de mentiroso? Será que ela foi ouvir quem está com o salário atrasado? Será que ela foi procurar aqueles que estão trabalhando normalmente mas que não sabem quando vão poder pagar as suas contas?”, questionou Leandro.
Entenda o caso
Nesta sexta-feira, o deputado Leandro de Jesus recebeu diversas denúncias de funcionários do HGE que reclamaram do atraso no pagamento de salários por parte da empresa IGH, que presta serviço ao Hospital.
Segundo as denúncias, frequentemente os salários estão sendo pagos de forma atrasada e, depois da aprovação do piso salarial, o mesmo não tem sido pago de forma integral a cada início do mês. De acordo com os funcionários, a empresa alega que por questões de contrato não conseguem pagar os vencimentos “de uma vez só”.
“Eles pagam o salário antigo, que eles já pagavam, e no final do mês eles pagam o complemento. Só que esse tipo de complemento é geralmente pago no último dia do mês. No entanto, esse complemento tem sido pago com atraso. Esse mês em especial, eles ainda não pagaram, era para ser pago no dia 31 de janeiro e não dão nenhuma satisfação”, diz uma pessoa que denunciou a situação ao deputado. “Uma colega nossa foi ao RG ontem, e eles disseram que não tem previsão. Hoje é o quinto dia útil, e não temos previsão de salário”, continuou.
De acordo com denúncias chegadas a Leandro, a situação do atraso nos pagamentos ainda atinge os funcionários que estão em férias. Além disso, de acordo com trabalhadores do equipamento, os pagamentos, quando feitos, estão vindo com abatimentos maiores, devido ao valor que estão sendo pagos. “Quando eles pagam, estão pagando tudo de vez, com todos os atrasos. No entanto, eles estão abatendo os descontos como se esse valor fosse o que realmente ganhamos, mas é apenas o acúmulo dos atrasos”, revelou, de forma anônima, a denunciante que trabalha no HGE.
Veja vídeo: