1 abril 2025
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025 para contratação temporária de profissionais que atuarão no Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho – CER II. A iniciativa visa atender a uma necessidade excepcional de interesse público, conforme estabelecido pelo Decreto nº 28/2025 e pela Lei Municipal nº 663/2005.
As inscrições serão realizadas entre até o dia 24 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Vasco da Gama, 360, Bairro Vila Regina. Os interessados devem apresentar currículo e documentação comprobatória. A seleção será feita por meio de análise curricular, considerando a formação acadêmica, aperfeiçoamento profissional e tempo de serviço na área.
O certame oferece oportunidades para os cargos de terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, neuropsicólogo e psicopedagogo. Os contratos terão validade de 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período, a critério da administração municipal. Informações detalhadas, como requisitos, vencimentos e critérios de avaliação, estão disponíveis no Diário Oficial do Município.
CER II Aníbal Barbosa Filho é referência em atendimento às crianças atípicas em Barreiras
Na última terça-feira (18), a secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, acompanhada da diretora do CER II, Fernanda Delgado, e das assessoras técnicas Geisa Schwamback e Geisiane de Oliveira, participaram de uma reunião na sede da unidade. O encontro contou com a presença do juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de Barreiras, Ricardo Costa e Silva, da defensora pública Marcela Giacimeli e da procuradora do município, Lis Hemille.
Durante a reunião, foram debatidas as principais demandas de saúde, o fluxo de atendimento e o perfil dos pacientes atendidos tanto de Barreiras quanto dos outros 36 municípios pactuados. O juiz Ricardo Costa e Silva destacou a iniciativa do processo seletivo como inovadora e sem precedentes no Brasil. “Há uma dificuldade em contar com a rede particular para absorver os atendimentos. Em certos momentos, mesmo com recursos financeiros disponíveis, não há profissionais para contratação. O município de Barreiras conseguiu intermediar essa questão contratual, permitindo avanços significativos no último ano”, pontuou o magistrado.
Outro ponto abordado foi a importância do acompanhamento das mães no tratamento dos filhos e a necessidade do envolvimento ativo delas no processo terapêutico. A secretária de Saúde ressaltou que a reunião também serviu para definir os próximos passos e garantir a continuidade das melhorias, reforçando a importância dos relatórios individuais para mensurar os avanços e embasar futuras ações.
“Estamos com as inscrições abertas para esse processo seletivo específico para o CER II, sendo um passo fundamental para suprir a demanda de profissionais especializados e fortalecer a rede de reabilitação. Nosso compromisso é garantir um atendimento cada vez mais qualificado e acessível para a população de Barreiras e dos municípios pactuados. Além disso, a reunião com o Judiciário e a Defensoria Pública foi essencial para alinhar estratégias e consolidar avanços que garantam a continuidade e a ampliação dos serviços oferecidos, sempre priorizando a qualidade do atendimento e o bem-estar dos pacientes”.