2 abril 2025
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sedia a próxima reunião do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid). A programação terá início na tarde de 3 de abril, oportunidade em que será realizada a cerimônia de posse da Comissão Executiva do Cocevid.
A desembargadora Nágila Brito, presidente da Coordenadoria da Mulher do TJ-BA, assumirá a presidência do Colégio. A solenidade está prevista para as 14h, no Auditório Desembargadora Olny Silva, na sede do Tribunal baiano.
No dia 4 de abril, às 8h, ocorre a reunião propriamente dita, já sob a presidência da desembargadora Nágila Brito. O encontro busca estimular os participantes a trocar experiências e conhecimento, além de uniformizar os métodos e os critérios administrativos e judiciais, bem como os projetos e as práticas implementadas, observadas as peculiaridades regionais.
No turno vespertino, a programação contempla o evento “Mulheres e Poder: Liderar, Inspirar e Transformar,” das 14h às 18h no Auditório Desembargadora Olny Silva. Na oportunidade, a ministra Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), e a desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), farão explanações sobre o tema.
Em 2024, o TJ-BA sediou outra edição do evento. Na ocasião, os participantes puderam compartilhar experiências vividas e em curso em seus respectivos estados. Entre os exemplos apresentados, constou o Projeto Violeta do Tribunal do Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, vencedora do Prêmio Innovare em 2014, visa garantir, de modo célere, segurança e proteção máxima às mulheres em situação de violência doméstica. Ainda durante essa edição, a Desembargadora Nágila Brito foi eleita, por aclamação, como Chefe do Cocevid para o ano de 2025.