Foto: Política Livre
Secretário de Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas 30 de março de 2025 | 12:52

Invasão de terra: Governo do Estado enviará comitiva para nova rodada de negociação no extremo sul da Bahia

exclusivas

Secretários do governo Jerônimo vão retornar esta semana ao extremo sul da Bahia para uma nova rodada de negociações com produtores rurais e grupos indígenas diante dos conflitos em torno das invasões de terra na região.

Agenda foi confirmada pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas em conversa com o Política Livre na última quinta-feira (27).

“Na próxima semana a gente volta à região, eu, o secretário Adolfo [Loyola – Relações Institucionais], a superintendente Patrícia Pataxó [Políticas para os Povos Indígenas] e o secretário Marcelo Werner [Segurança Pública] para uma nova rodada de diálogos com os povos indígenas e com os proprietários daquela região”.

No último dia 19, Loyola e Werner fizeram a primeira mesa de diálogo em Teixeira de Freitas. Naquele período, os produtores relatavam 81 propriedades invadidas por grupos armados que se passavam por indígenas ou se misturavam entre eles, com episódios de famílias expulsas de suas terras e saque de equipamentos e da colheita.

“Nós estamos acompanhados com muita tensão e muita preocupação o que tem acontecido no extremo sul. A posição do governo é sempre de ir em respeito às leis e de promover um ambiente de paz para todas as pessoas que moram naquela região”, disse Felipe Freitas.

“O direito dos povos indígenas não pode ser violentado, os indígenas são povos tradicionais que ocupam aquela região e nós insistimos para trabalhar pela demarcação que respeite o direito dos povos indígenas e ao mesmo tempo que respeite o direito à propriedade privada individual de quem tenha adquirido terra naquela região”, continuou.

Segundo o secretário, é possível compatibilizar as duas agendas, desde que haja “muita compreensão coletiva e muito investimento no diálogo”.

Política Livre
Comentários