Foto: Emerson Santos/SIHS
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Larissa Moraes 26 de março de 2025 | 19:15

Jerônimo Rodrigues e Larissa Moraes anunciam investimentos em abastecimento de água e esgotamento em Salvador

bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), acompanhado da secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS), Larissa Moraes, anunciou, na tarde desta quarta-feira (26), um conjunto de obras voltadas para o abastecimento de água e saneamento em Salvador. As iniciativas têm como objetivo ampliar a segurança hídrica da capital baiana, com investimentos que somam R$ 126,6 milhões.

Em discurso, Larissa Moraes ressaltou a importância das obras para a cidade. “Hoje, com alegria, o governo do Estado, por meio de atos de anúncio do nosso governador Jerônimo Rodrigues, deu de presente a nossa querida Salvador, quatro entregas de obra, três ordens de serviço, e uma autorização para licitação, tendo por investimento total, o quanto de R$ 126,6 milhões”, disse.

Segundo ela, o pacote de intervenções inclui a requalificação da orla de Pituaçu, por meio da Adutora de Água Pituaçu, a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Salvador, e o projeto de implantação da captação e elevatória Barragem do Joane I, entre outras iniciativas. Também estão previstas melhorias no Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Baixo Pituaçu e na primeira etapa da ampliação do sistema nas bacias Trobogy e Cambunas.

Além disso, o projeto envolve a revisão do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), com destaque para o Canal de Água Bruta Pedra do Cavalo, que contará com uma segunda etapa de ampliação. Também está prevista a implementação de medidas para o adensamento do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Larissa Moraes ressaltou ainda que “essas ações são parte do compromisso do governo estadual com o desenvolvimento da infraestrutura hídrica e a garantia de direitos para a população baiana”. “Esse é o governo do compromisso, responsabilidade, garantia de direitos e futuro ao povo baiano”, completou.

Comentários