Foto: Divulgação
18 de outubro de 2019 | 16:36

Rui Costa confirma presença em abertura de congresso estadual do PT em tentativa de se redimir com sigla depois de polêmica

bahia

O PT da Bahia realiza, neste sábado (19) e domingo (20), a etapa estadual do 7º Congresso do partido, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, no bairro da Federação, em Salvador. O governador Rui Costa confirmou presença na abertura do evento, às 11h do sábado, quando terá um ato político em defesa da democracia e do movimento “Lula livre”, o qual ele criticou em entrevista às páginas amarelas da Revista Veja se envolvendo numa crise interna na legenda.

Rui conclamou partidos  de esquerda a se unirem em uma frente para pensar um projeto de país em oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), mas considerando que essa aliança não devesse estar condicionada a uma defesa da liberdade do ex-­presidente.

Sua presença no Encontro, no qual ele não teve envolvimento durante todo o processo, é vista como uma forma de ele se redimir diante da polêmica instalada por conta das suas declarações, que mobilizou até mesmo o próprio Lula, preso em Curitiba, e o diretório nacional do PT, que divulgou nota contra as falas do inquilino do Palácio de Ondina. Alas mais radicais do PT chegaram a pensar em expulsão do petista, visto com pensamento de direita, conforme publicado pelo Política Livre

Minimizando, o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação,  elenca que foram convidados também representantes dos partidos aliados que estenderam tapetes vermelhos das suas siglas para o governador na ocasião do impasse, a  exemplo dos presidentes do PP, vice-governador João Leão, do PSB, deputada Lídice da Mata, do PSD, senador Otto Alencar, e do PC do B, Davidson Magalhães.  A eleição para novo presidente estadual do PT acontece no domingo (20), às 13h, e seu resultado deve ser conhecido a partir das 17h.

“O Congresso é um momento pulsante do partido, sobretudo na definição de rumos, com discussões acaloradas das teses e também a eleição da sua direção. A Bahia se mantém firme na resistência ao obscurantismo e sua agenda conservadora. O PT, sem dúvida, sairá mais unido e fortalecido para garantir a luta maior pela democracia e soberania do país e por Lula livre”, afirmou Everaldo.

Em setembro, aconteceu a eleição dos diretórios municipais e dos delegados que votam no Congresso. Segundo o presidente, o PED na Bahia mobilizou mais de 30 mil filiados em 339 municípios. O 7º Congresso Nacional do PT será na capital paulista, dias 22, 23 e 24 de novembro.

Fernanda Chagas
Comentários