Foto: Agência Brasil
ACM Neto, pré-candidato do DEM à Prefeitura de Salvador 04 de maio de 2012 | 11:45

ACM Neto nega ter dito a Kertész que não seria candidato a prefeito

salvador

O deputado federal ACM Neto, pré-candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, negou, em entrevista à Rádio Sociedade, ter dito ao pré-candidato do PMDB, Mário Kertész, que não seria candidato a prefeitura este ano. Citando diversas datas de reuniões com os peemedebistas, Neto afirmou que a primeira reunião que fizeram para discutir a eleição foi em 04 de janeiro deste ano. De acordo com o democrata, naquela ocasião, conversaram sobre uma necessidade de uma candidatura única da oposição em 2012 e em 2014. “Primeiro eu quero dizer aqui do respeito, da admiração, do carinho que eu tenho por Mário. Com todo o respeito que eu tenho pela figura de Mário, aliás, um amigo histórico de Antônio Carlos. Eu sou uma pessoa que tenho uma memória de leão. Nós fizemos uma reunião na Rádio Metrópole, da qual participaram Mário, Geddel, Lúcio e eu, em 04 de janeiro deste ano. E, nessa reunião, nós conversamos sobre o cenário de Salvador e sobre o cenário da Bahia. Em nenhum momento, eu disse a Mário ou a quem quer que seja que eu não seria candidato a prefeito. Geddel cobrou que o Democratas definisse logo. Eu disse que o Democratas não definiria antes de março”, declarou.

Ele disse que veio mantendo essa conversa com o PMDB e, no dia 08 de fevereiro, o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa declarou que o PMDB teria dificuldade em apoiar ou o DEM ou o PSDB, por ser aliado de Dilma na esfera nacional. Ele teria argumentado que se trata de uma eleição municipal, mas que percebeu que não havia uma perspectiva de “ter uma aliança de fato das três candidaturas”. ACM Neto declarou ainda que dirigentes do PMDB e do PSDB sabiam da realização do seu evento de pré-candidatura. “Eu não sei porque deu esse barabadá todo. Disse, naquele momento, que candidatura irreversível só no período das convenções”, argumentou, dizendo que mantém aberto o diálogo com o PMDB e declarando que conversa também com outros partidos como o PDT, tendo dialogado com dirigentes do partido em Brasília e com o deputado federal Marcos Medrado.

O pré-candidato democrata afirmou que o “candidato do governo”, Nelson Pelegrino (PT), também não tem nada definido e respondeu a uma crítica do petista sobre o DEM ter muitos cargos na Prefeitura de Salvador, afirmando que o partido só indicou o gestor da Saltur, Cláudio Tinôco. “Quem sabe a participação que teve no governo João Henrique é Nelson Pelegrino e o PT”, provocou, citando as secretarias de Saúde, na gestão Luís Eugênio Portela, e de Governo, na administração do vereador Gilmar Santiago. Concluiu fazendo uma leve crítica à gestão de João Henrique, afirmando que o respeita enquanto pessoa e que não pode almejar o apoio do prefeito no 1º turno, por ele já ter um candidato que é o deputado federal João Leão (PP). Neto deu a entender ainda que tem como objetivo se candidatar futuramente a outros cargos, sem deixar claro se pensa em concorrer, caso seja eleito, já em 2014. “Eu não tenho o direito de errar. Eu não vou condenar o meu futuro tão jovem. Esse vai ser o grande desafio da minha vida e eu tenho que pegar esse desafio e fazer dele o primeiro passo para uma longa carreira política que eu espero construir”, concluiu.

Thiago Ferreira
Comentários