Foto: Divulgação
Entidades carnavalescasreaizaram manifestação 16 de agosto de 2013 | 16:47

Entidades denunciam privatização do Carnaval

salvador

Diversas entidades carnavalescas estão se mobilizando hoje em apelo a todos os vereadores de Salvador contra o relatório final do evento “Panorama do Carnaval”, divulgado ontem pelo vereador Claudio Tinoco, do DEM. O evento, realizado em maio deste ano, tinha como objetivo aprofundar o debate sobre a organização da maior festa popular do país. No entanto, segundo Valdemar Sandes, presidente da Associação Baiana de Blocos e Trios Independentes (ABTI), “do jeito como foi feito o relatório e divulgado de forma intempestiva, fica parecendo que o evento Panorama do Carnaval foi apenas uma fachada para um golpe articulado às caladas”.

Sandes questiona “o porquê desse relatório ter sido anunciado somente na véspera do último dia (hoje, 16 de agosto) para que emendas sejam feitas ao projeto de alteração da composição do Conselho do Carnaval”. O diretor da Associação dos Blocos de Salvador (ABS), Reginaldo Santos, denuncia que, no relatório, Tinoco articula duas graves sugestões para o carnaval de Salvador, “como se fossem resultado legítimo do evento, que não tinha formato deliberativo”. Ambas dizem respeito à alteração da composição do Conselho do Carnaval, orgão gestor da festa momesca.

A primeira sugestão é a extinção da ABTI no Conselho do Carnaval. “Nós seríamos incorporados por uma entidade representante de empresários ligados aos ramos de sonorização, trios elétricos, iluminação e infraestrutura. Um entidade que ninguém conhece, cujos membros ninguém sabe quem são”, argumentou. O outro ponto grave do relatório de Claudio Tinoco, de acordo com Reginaldo Santos, é a inclusão “do maior vilão das entidades carnavalescas e dos artistas da Bahia no Conselho do Carnaval”: os camaroteiros.

De acordo com Santos, o segmento “se beneficia dos trabalhos das entidades carnavalescas, dos artistas e dos trios elétricos independentes, sem dar a estas entidades nenhuma contrapartida, sem pagar o direito de arena e de imagens aos que, de fato, fazem o Carnaval”.

Comentários