Foto: Emerson Nunes/ Arquivo/ Política Livre
Deputado estadual Marcelo Nilo 29 de novembro de 2013 | 10:16

Se lealdade for critério de desempate, Nilo leva vice

exclusivas

Se coube ao governador Jaques Wagner antecipar ontem o nome de Rui Costa como candidato do PT à sucessão, contrariando uma par de gente em seu próprio partido, caberá agora ao próprio Rui, junto, naturalmente, com Wagner, montar a chapa com que pretende disputar as eleições de 2014.

Governador e candidato têm um dilema pela frente: escolher o nome do vice entre o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) e o presidente estadual do PP, o deputado federal Mário Negromonte, uma vez que, segundo Wagner, o atual vice, Otto Alencar, seu secretário de Infraestrutura, já se definiu pela candidatura ao Senado.

Há consenso entre os partidos da base de que Otto seria o melhor nome para disputar o governo, mas ele preferiu não criar nenhum tipo de marola, mantendo-se como auxiliar discreto e fiel ao governador, diferentemente de outros aliados que, legitimamente, buscaram fortalecer seus nomes para a hora da definição da chapa.

Portanto, com Otto acomodado para o Senado, o terceiro nome fecharia a trinca com que Wagner quer ver a continuidade de seu legado. Depois de exibir-se como candidato ao governo e circular intensamente pelo interior divulgando seu nome, Nilo já admitiu que pode virar vice.

Negromonte dá mostras, ortodoxas e heterodoxas, de que o PP também não abre mão da vaga. É difícil avaliar o peso eleitoral de um e outro. Mas se Wagner – e o próprio Rui – utilizar como elemento de desempate a fidelidade e o serviço prestado ao governo pelo presidente da Assembleia em quase oito anos, Nilo tem seguramente mais chances de ser escolhido.

Em matéria de colaboração e de lealdade ao governador e sua administração, o presidente da Assembleia Legislativa chegou a exagerar, sobressaindo-se, em todo o período, como aliado mais confiável do que muito petista. Agora, é ver se será recompensado com o devido “reconhecimento” por Wagner e Rui.

Raul Monteiro
Comentários