21 de abril de 2014 | 20:24

Salvador e RM anotam 21 homicídios no final de semana

bahia

Embora a greve da Polícia Militar tenha sido encerrada há quatro dias, a população baiana continua assustada com os números da criminalidade. Somente no último final de semana, 21 pessoas foram assassinadas em Salvador e Região Metropolitana, 13 delas somente no domingo de Páscoa, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública. Até o final da tarde desta segunda-feira, 21, feriado de Tiradentes, ainda não haviam sido computados os números mais recentes da violência urbana – o que pode elevar ainda mais as ocorrências.

Mesmo assustados, os baianos seguem sua rotina em ritmo de normalidade. Em Salvador já se registra um intenso movimento – tanto no sistema ferry-boat quanto pelas estradas – de retorno daqueles que foram passar o longo feriado nas praias mais distantes. Quem volta de carro pelo ferry enfrenta fila de espera de até 2h30.

A greve da PM foi deflagrada na terça-feira (15) e se estendeu até quinta (17), período em que morreram mais de 50 pessoas. No dia seguinte, o principal líder do movimento, o vereador Marco Prisco, foi preso por determinação da Justiça Federal, e encaminhado para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde permanece aguardando decisão de pedido de habeas-corpus, sob análise da ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia.

Caso permaneça detido, Prisco deverá receber a sua família (mulher e filhos), nesta terça-feira (22), dia de visita na Papuda. A informação é de Fábio Brito, coordenador-jurídico da Associação dos Policiais Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), entidade que é presidida pelo vereador.

Heliana Frazão, especial para a AE
Comentários