Foto: Valter Pontes/AGECOM
Prefeito vai precisar do mesmo jingado exibido ontem no cortejo do 2 de Julho para definir seu futuro partidário 03 de julho de 2015 | 10:13

Mais da metade do DEM seria contra saída de Neto

exclusivas

Uma importante fonte do DEM, com acesso direto ao prefeito ACM Neto, garante a este Política Livre: mais da metade do partido é contra a saída do prefeito da agremiação. Segundo o mesmo político, o prefeito tem tomado o pulso do partido por meio de audiências que vêm mantendo no Palácio Thomé de Souza com lideranças da capital e do interior, prefeitos como ele e, principalmente, os deputados federais e estaduais.

“Posso lhe assegurar que mais da metade no DEM é contra a saída”, garante a fonte. Entre os motivos elencados pelos democratas contra a migração de Neto para outro partido estão desde razões subjetivas, como a idéia de que ele perde sua “identidade política”, já que praticamente foi gestado politicamente no DEM, a riscos para projetos futuros, como o de ser candidato ao governo, em 2018, por outra legenda que não controle como o democratas.

“Estamos, vários democratas, de acordo em que ele pode resolver um problema agora, mas pode criar outro para 2018”, argumenta a mesma fonte. Com o malogro da fusão entre DEM e PTB, a alternativa mais comentada para Neto seria o PMDB. O ingresso, entretanto, se daria por cima, através do vice-presidente da República, Michel Temer, com quem Neto jantou em Brasília recentemente acompanhado da bancada federal do DEM na Bahia para discutir o assunto.

Do encontro, não participou o ex-ministro Geddel Vieira Lima nem o deputado federal Lúcio Vieira Lima, que controlam o PMDB da Bahia. Neto busca um partido maior, com tempo de TV superior ao do DEM, para poder enfrentar a reeleição com mais autonomia. O ingresso no PMDB o livraria, por exemplo, de ter que aceitar como parte da negociação por apoio na campanha de 2016 um vice do partido que não seja do seu agrado.

Comentários