Foto: Ag. Câmara/Arquivo
Nelson Pelegrino deve voltar à Câmara dos Deputados 13 de julho de 2016 | 17:08

Pelegrino admite deixar Turismo e Rocha pode assumir seu lugar

exclusivas

O secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, admitiu ontem a amigos que está de saída da pasta. “Cansei (dos problemas)”, teria afirmado, revelando seu desgosto em relação à atividade na secretaria, a qual comanda desde o início do governo Rui Costa (PT). Com seu afastamento, ele retoma seu mandato na Câmara dos Deputados, mandando para casa o suplente Davidson Magalhães, do PCdoB, que hoje ocupa a vaga de deputado federal aberta com sua ida para a administração estadual.

Advogado de formação, Pelegrino nunca teve maiores afinidades com o Turismo. O PT o emplacou na secretaria aproveitando-se de uma briga no PR, que passou a dirigir a pasta no final do governo Jaques Wagner (PT), mas não conseguiu se entender no início da montagem do governo Rui Costa em relação a quem indicar para o lugar. Agora, o partido voltou a pressionar por espaço, mas resiste a aceitar a pasta com sua configuração atual.

Para o lugar de Nelson Pelegrino, o governador teria convidado pessoalmente o deputado federal José Rocha, que, por causa das relações históricas que mantém com a área de esportes, preferiria incorporar a Sudesb ao Turismo. Para efetivar a mudança, no entanto, o governo teria que mandar um projeto para aprovação na Assembleia Legislativa e ainda remover do seu comando o PCdoB. Por outro lado, com a ida de Rocha para o Turismo, Davidson não precisaria deixar o mandato na Câmara dos Deputados.

Como alternativa ao nome de Rocha, o deputado federal José Carlos Araújo, presidente do PR, que tem dividido com ele as negociações com o governo, teria apresentado o nome do atual presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens da Bahia (ABAV-BA), José Alves Peixoto Júnior. Entretanto, uma decisão interna do partido só deve sair nesta sexta-feira, a tempo de o nome do virtual substituto de Pelegrino ser apresentado ao governador para anúncio já na próxima semana.

Comentários