Foto: Política Livre
Abílio Santana, presidente municipal do PL, que deu entrevista hoje ao Política na Mesa, da TV e Rádio Câmara de Salvador 07 de outubro de 2019 | 19:59

Abílio defende desembarque do PL da base de Rui e diz que é “Neto até debaixo d’água”

salvador

O presidente municipal do PL, deputado federal Abílio Santana, defendeu, nesta segunda-feira (7), o desembarque imediato do partido da base do governo Rui Costa (PT) e sua respectiva entrada para a base do prefeito ACM Neto (DEM). O partido ocupa hoje duas pastas no governo petista: a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb). A declaração foi dada durante entrevista ao programa “Política na Mesa”, que tem como âncoras os jornalistas Raul Monteiro, Osvaldo Lyra e Lélia Dourado.

O partido é da base governista de Rui na Assembleia e, ao mesmo tempo, faz parte da bancada do governo de Neto na Câmara Municipal de Salvador (CMS). “O PL de Salvador é Neto e eu já conversei isso com o meu presidente nacional. (…) Sou Neto até debaixo d’água. (…) Se eu fosse o presidente estadual do PL [José Carlos Araújo, ex-deputado federal] já teria viajado há muito tempo, porque se você fica em cima do muro, corre um risco muito grande de ser atingido dos dois lados. Eu já conversei com varios membros do PL e eles dizendo o quê que estamos fazendo do lado de lá”. (…) Eu acredito que o PL deve estar com as malas prontas e deve migrar”, disse o dirigente.

Sobre a sucessão municipal em Salvador no próximo ano, questionado se o ex-deputado federal Irmão Lázaro (PL) seria um bom vice na chapa do atual vice-prefeito Bruno Reis (DEM), Abílio disse que seria uma ótima ideia. “O senhor me deu uma ótima ideia, porque o nosso querido Irmão Lázaro é negro tanto quanto eu e Salvador é a maior população negra do mundo fora da África. E outra, Lázaro gospel, pastor evangélico, então é um caso a se pensar”, destacou Santana, antecipando que o ex-candidato a senador não deverá encabeçar uma candidatura própria do partido à Prefeitura de Salvador.

“Pra ele vir candidato a prefeito, o presidente municipal, que sou eu, que sou ‘Neto até debaixo d’água’ que seja sabido”. A possível saída de Lázaro do PL também foi descartada pelo presidente. Conforme noticiado pelo Política Livre em primeira mão, o ex-deputado federal vem sendo cortejado pelo PP, comandado pelo vice-governador João Leão. “Eu não tenho procuração para dizer o que ele fará, ele tem livre arbítrio. Eu assinei a ficha no PL no mesmo dia que o querido Lázaro, fomos no mesmo voo a Brasília. (…) Nós vamos ainda conversar, mas eu acredito que ele não sairá do PL, até porque time que está ganhando não se mexe. Sair do PL com que objetivo? Sendo que o PL é um partido que respeita, valoriza os filiados”, disse Santana, lembrando ainda que Lázaro é presidente do PL de Feira de Santana, onde também poderá sair candidato a prefeito.

Raiane Veríssimo
Comentários