Foto: Divulgação
Alan Sanches (DEM), deputado estadual 18 de outubro de 2019 | 14:47

“Governo Rui segue negligente”, diz Sanches sobre risco de óleo atingir rios Paraguaçu e Subaé

bahia

O deputado estadual Alan Sanches (DEM) voltou a cobrar, nesta sexta-feira (18), do governo do Estado ações para impedir que as manchas de óleo que atingem o litoral da Bahia cheguem aos rios. Nesta quinta (17), pelotas do óleo chegaram à praia do Jaburu, em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e há um risco de que possam alcançar os rios Subaé e Paraguaçu, que é o maior rio totalmente baiano, com cerca de 600 km de extensão.

“Desde a semana passada, nós estamos alertando para essa possibilidade, e agora o risco é real. Se esse óleo chegar aos rios, teremos uma tragédia ambiental ainda pior, com morte de espécies, contaminação da água, além de incontáveis prejuízos para as populações que dependem destes rios”, ressaltou o democrata, que é médico.

Sanches disse que o governo tem se movimentado, ainda que com com certo atraso, para encontrar soluções para o problema, e citou entre as ações a reunião entre o governador Rui Costa (PT) e prefeitos das oito cidades atingidas. Contudo, ele pondera que é preciso avançar mais e tomar medidas com mais agilidade.

O parlamentar voltou a ressaltar que o governo baiano deveria fazer um trabalho de contensão para evitar a chegada do óleo aos rios, como a instalação de boias absorventes. “Precisamos avançar. Estamos falando de um risco grande de contaminação, de um desastre ambiental sem precedentes. O foco do governo estadual deveria ser esse”, disse.

Comentários