Foto: Valdemir Barreto/Ag. Senado/Arquivo
Senador Otto Alencar 18 de novembro de 2019 | 17:44

Avanço de Toffoli sobre Coaf terá desdobramentos no Senado, prevê Otto Alencar

exclusivas

O senador Otto Alencar (PSD) previu hoje desdobramentos no Senado com a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que lembrou ser inédita, de avocar para si dados fiscais de 600 mil pessoas, jurídicas e físicas.

“Há uma ebulição em instituições garantidoras do regime democrático, um desentendimento completo entre o executivo, o Ministério Público e o Supremo”, afirmou Otto, observando ser a primeira vez na história do país que o presidente do STF toma a medida.

Ele lembrou que há pedidos de impeachment no Senado contra o próprio Toffoli, o ministro Gilmar Mendes, ambos alvo de manifestação nas ruas por seu impedimento no último domingo, e contra o também ministro do Supremo Luiz Fux.

Para completar, lembrou Otto, num ato que também considerou inédito na história da república brasileira, o presidente Jair Bolsonaro resolve criar um novo partido, 10 meses depois de sua eleição.

“É um exemplo de falta de equilíbrio e compostura política muito grande. É um quadro de insegurança muito grande. Temos que contar com ministérios com ministros com bom juízo que possam superar os problemas que o presidente cria para salvar o Brasil”, disse.

Ele lembrou que, antes de Toffoli ter avocado para si as informações, o COAF passou por mudanças sugeridas pelo próprio presidente, que propôs levá-lo da Receita para o ministério da Justiça, recuou ante o problema com o filho, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), e acabou mandando o órgão para o Banco Central.

Comentários