Foto: Reprodução/Facebook
Juan Guaidó 13 de novembro de 2019 | 08:36

Embaixada da Venezuela é invadida em Brasília

brasil

A embaixada da Venezuela em Brasília foi invadida nesta manhã por um grupo de 20 simpatizantes de Juan Guaidó, o autoproclamado presidente da Venezuela.

De acordo com relatos, os venezuelanos pularam o muro e ocuparam as instalações.

A PM foi acionada mas não retirou as pessoas da representação diplomática: como se trata de território estrangeiro, ela não poderia atuar dentro da casa.

O encarregado de negócios do país no Brasil, Freddy Meregote, disparou áudios para parlamentares e lideranças de movimentos sociais para que saíssem em seu socorro.

“Companheiros, informo que pessoas estranhas às nossas instalações estão entrando [na embaixada], estão violentando o território venezuelano. Necessitamos ajuda e uma ativação imediata de todos os movimentos sociais e partidos políticos”, afirmou Meregote em sua mensagem.

Há um rumor de que funcionários da própria embaixada teriam “deserdado” e permitido a invasão.

O encarregado de negócios nega. “Todos os funcionários da embaixada reconhecem Nicolás Maduro como presidente legítimo da Venezuela. Não houve isso”, afirmou ele à coluna.

Meregote disse ainda que famílias com crianças estão dentro das instalações, sendo “assediadas” pelos manifestantes.

Um grupo de deputados, liderados pelo petista Paulo Pimenta (PT-RS), está agora na embaixada tentando expulsar os invasores.

A Venezuela não tem embaixador no Brasil desde 2016, quando Nicolás Maduro chamou o então representante de seu governo em Brasília de volta a Caracas em protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff.

Mônica Bergamo/Folha de S.Paulo
Comentários