Foto: Divulgação
O martelo tende a ser batido em prol do nome de David Rios no dia 29 21 de novembro de 2019 | 20:41

Lançamento de David Rios ganha mais força após resolução da Executiva Nacional do PSDB

exclusivas

Conforme o Política Livre publicou com exclusividade (veja aqui), o PSDB baiano estaria com tudo pronto para lançar o nome do deputado estadual David Rios para a sucessão do prefeito ACM Neto (DEM), no próximo dia 29, à partir das 9h, na Associação Atlético do Banco do Brasil (AABB), em Piatã.

E, apesar do presidente estadual da legenda, deputado federal Adolfo Viana ter negado, a articulação foi reforçada nas últimas horas, após resolução da Executiva Nacional da legenda, de número 010/2019, que bateu o martelo em torno de candidaturas próprias nos municípios com mais de 100 mil habitantes, que possuem geração de programa de televisão e nos considerados estratégicos, casos em que Salvador se engloba. No quesito número de eleitores, por exemplo, continua a ser o maior colégio eleitoral no estado com 1.827.436 eleitores.

Conforme documento assinado pelo presidente nacional Bruno Araújo, a Comissão da Executiva Nacional tucana, atuará em sintonia com as direções estaduais, na escolha de pré-candidatos, bem como na homologação das candidaturas e celebração de coligação, de acordo com as diretrizes nacionais estabelecidas.

No artigo quinto da resolução consta ainda que: “o descumprimento da presente Resolução constituirá justificativa para aplicação dos dispositivos referentes à ética e disciplina partidária, bem como intervenção e dissolução de órgãos, conforme estabelece o estatuto partidário”.

Na capital baiana, teria pesado para a escolha por David, o fato de ele ser campeão de votos em Salvador, com 36.548 votos válidos, atrás apenas de João Isidório (Avante), filho do Pastor Sargento Isidório (Avante), que teve 60.168 votos, bem como clara estratégia de barrar a propagada imposição ao desejo externado do ex-presidente João Gualberto de representar o partido nas urnas em 2020, que levou quadros importantes a ameaçar uma futura debandada em massa da sigla.

Contudo, o consenso não teria sido fácil, pois existiam ainda postulantes fortes, como os deputados estaduais Paulo Câmara, que obteve quase 17 mil votos no último pleito,e Thiago Correia, que conquistou 15.437. Entretanto, a escolha por David Rios teria ocorrido sob a avaliação de ele seria uma opção não apenas capaz de selar a paz, mas, consequentemente, alavancar o PSDB em uma eleição atípica sem coligação na proporcional, motivo que resultou na resolução.

Fernanda Chagas
Comentários