Foto: Divulgação/ Agência Alba
David é campeão de votos em Salvador, com 36.548 votos válidos, atrás apenas de João Isidório 18 de novembro de 2019 | 14:26

Contra Gualberto, cúpula do PSDB se reúne dia 29 e lança David Rios à sucessão de Neto

exclusivas

De forma a unificar o grupo, o PSDB baiano, hoje oficialmente sob a tutela do deputado federal Adolfo Viana, mas ainda sob as rédeas do ex-dirigente João Gualberto, tende a lançar o nome do deputado estadual David Rios para a sucessão do prefeito ACM Neto (DEM).

Pesou para a decisão o fato de David ser campeão de votos em Salvador, com 36.548 votos válidos, atrás apenas de João Isidório (Avante), filho do Pastor Sargento Isidório (Avante), que teve 60.168 votos, bem como uma estratégia de barrar a propagada imposição ao desejo externado de Gualberto de representar o partido nas urnas em 2020, que levou quadros importantes a ameaçar uma futura debandada em massa da sigla.

O anúncio, conforme informações chegadas com exclusividade ao Política Livre, acontece no dia 29, à partir das 9h, na Associação Atlética do Banco do Brasil(AABB), no bairro de Piatã, e fará o ex-presidente, inclusive, retornar do Texas (EUA), onde resolveu tirar um ano sabático. A presença do ex-dirigente confirmaria uma espécie de harmonia no ninho tucano.

Contudo, o consenso não teria sido fácil, pois existiam ainda postulantes fortes, como os deputados estaduais Paulo Câmara, que obteve quase 17 mil votos no último pleito,e Thiago Correia, que conquistou 15.437. Entretanto, a escolha por David Rios teria ocorrido sob a avaliação de ele seria uma opção não apenas capaz de selar a paz, mas, consequentemente, alavancar o PSDB em uma eleição atípica sem coligação na proporcional.

O partido, que chegou a ter três deputados federais, hoje tem apenas um: Adolfo Viana. Na Câmara de Salvador possui três representantes – Cézar Leite, Atanásio Júlio e Sérgio Nogueira –, que não descartam deixar as hostes tucana, enquanto na Assembleia Legislativa da Bahia quatro – David Rios, Marcell Moraes, Paulo Câmara e Tiago Correia. Além disso, mantém a dificuldade de ganhar capilaridade no interior baiano. O partido perdeu representares históricos no Congresso, como Antonio Imbassahy e Jutahy Magalhães (PSDB), nas últimas eleições!

Leia mais:

Mudanças em órgãos do PSDB baiano irritam tucanos que ameaçam sair

Fernanda Chagas
Comentários