Foto: Divulgação
15 de novembro de 2019 | 09:43

No Novembro Negro, programa “Forte por Ser Mulher” discute desafios da negritude: “Ser negro é travar uma batalha na sociedade todos os dias”

salvador

O racismo que exclui, mutila e destrói vidas foi um dos temas principais da nova edição do programa “Forte por Ser Mulher”, transmitido ao vivo pelas redes sociais da vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação da Câmara de Salvador. Por ocasião do Novembro Negro, a convidada da semana foi a advogada e militante dos movimentos negro e de mulheres Sâmia Jamile Conceição.

De acordo com a republicana, embora a data seja importante, é preciso ter em mente que o combate ao racismo é incessante e se faz todos os dias, mobilizando esforços e cooperação de todos os atores sociais. “Ser negro, e com o recorte de ser mulher negra, não é tarefa fácil. Estamos em um mês que fala da questão racial, dos movimentos raciais. Uma coisa que me incomoda é quando se diz ’20 de novembro, dia da Consciência Negra’, porque ser negro é travar uma batalha na sociedade todos os dias. Agradecemos por estarmos aqui, aos nossos ancestrais e à sua luta árdua, e daqui estamos dando continuidade, fortalecendo a nossa resistência e nosso combate”, pontuou.

Outro tema abordado, e que dialoga com o racismo, foi a violência contra a mulher, que atinge mais o contingente de mulheres negras do que o de mulheres brancas. Sâmia lembrou que “muitos homens sempre acharam que poderiam dispor do corpo da mulher como quisessem”. “Com o passar dos anos e a evolução da sociedade, das lutas feministas, elas conseguiram o advento de uma lei que prevê uma isonomia entre gêneros. A Constituição diz no artigo 5º que todos somos iguais perante a lei. Somos todos iguais e cidadãos. E a Lei Maria da Penha surge como uma evolução dessa interpretação da lei federal. E quando falamos de violência, falamos de violência patrimonial e psicológica, que é a que mais perdura”, analisou.

Ainda por conta do Novembro Negro, a próxima edição do “Forte por Ser Mulher” falará sobre a Marcha do Empoderamento Crespo, com a presença da militante Naira Gomes. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 12h, nas redes sociais da vereadora Ireuda Silva.

Comentários