Foto: Raiane Veríssimo/Política Livre
Jaques Wagner (PT), senador 17 de janeiro de 2020 | 11:41

Judeu, Wagner classifica declaração de secretário de Cultura como “inaceitável”

bahia

O senador Jaques Wagner (PT) repudiou, na manhã desta sexta-feira (17), a declaração do
secretário de Cultura, Roberto Alvim, que copia trechos de discurso do ex-ministro da Alemanha, Joseph Goebbels, sobre as artes. O vídeo foi postado, nesta última quinta-feira (16), pela Secretaria Especial da Cultura para divulgar o Prêmio Nacional das Artes, lançado poucas horas antes em “live” com a participação do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“‘Gato escaldado tem medo de água fria’. Sou judeu, filho e neto de judeus, conheço a história e suas consequências. Não quero q nenhum povo seja dizimado. Repudio as declarações irresponsáveis deste sujeito q não pode usar sua função pública para propagar o nazismo. Inaceitável!”, bradou Wagner em sua conta oficial no Twitter.

Após a citação nazista, o assunto foi parar nos “trend topics” do Twitter e provocou indignação na rede social e manifestação de repúdio de políticos. Além de Wagner, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também classificou a declaração como “inaceitável” e defendeu sua “afastamento imediato” do governo Bolsonaro.

Nesta manhã, em entrevista à Rádio Gaúcha, Alvim culpou sua assessoria pelo discurso e afirmou que foi resultado de uma pesquisa do Google sobre “nacionalismo da cultura”. Ele disse que foi uma “infeliz coincidência retórica”, classificando como uma “casca de banana”, mas que não poderia pedir desculpas por uma coisa que não fez “deliberadamente”.

Raiane Veríssimo
Comentários