Foto: Divulgação/Arquivo
Segundo o parlamentar, Jerônimo Rodrigues não conseguiu pensar em nenhuma iniciativa para manter os alunos com alguma atividade 16 de abril de 2020 | 12:29

Governista acusa secretário estadual de Educação de “imobilismo” em meio à crise

exclusivas

Um deputado federal do PT ligado à área de educação procurou hoje este Política Livre para se queixar do que chamou de inação do governo estadual com relação à educação nesta crise do coronavírus.

Ele disse que está impressionado com o fato de, enquanto os filhos dos ricos estão podendo assistir a aulas pela internet, os da rede pública estadual sequer podem sonhar com alguma atividade didática.

“Na rede particular, até aula de balé as meninas estão tendo. O inglês nas escolas privadas também não parou. Mas veja a rede estadual. É um absurdo”, protesta o petista, dizendo que resolveu falar por não ver sinal de mudança.

O parlamentar coloca a culpa integralmente no secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, segundo ele, incapaz de chamar a atenção do governador Rui Costa (PT) para o que está acontecendo.

Ele também nega que o fato de boa parte dos estudantes da rede pública estadual não possuírem um computador seja um fator que poderia obstacularizar uma iniciativa neste sentido.

“Hoje, todo mundo tem um smartphone. O aluno pode não ter a mesma performance como a que teria num computador, mas poderia aproveitar os conteúdos, sim”, afirma.

Ele disse ter ficado impressionado com o fato de o governo baiano ter decidido fornecer a merenda escolar, com o fim das aulas, depois de um imbróglio judicial, iniciado pela Defensoria Pública.

“A Bahia não tem um secretário de Educação. Se tivesse, ele estava, neste momento, pensando em dar dinâmica à rede nesta crise toda. Não está. Num quadro como o nosso, os alunos não podem ficar parados”, declara.

Ele acrescenta que Jerônimo se beneficia da amizade pessoal com Rui, mas, “sem iniciativa como é”, prejudica imensamente o governador e as ações para mitigar a crise.

Também nega que tenha algum problema pessoal com o secretário, adicionando que só decidiu procurar a imprensa para fazer um desabafo, porque acha que “o drama” ainda nem começou e o governo deveria se antecipar a ele.

Ainda aproveita para fazer uma crítica ao fato de o governador ter nomeado um ex-prefeito petista condenado pela Justiça Federal por fraude em licitação para o Conselho Estadual de Educação.

Comentários