Foto: Reprodução/Facebook
Na imagem, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, do MDB 26 de junho de 2020 | 15:05

Feira: Taxa de novos casos de Covid-19 se mantém estável após reabertura parcial do comércio

interior

A taxa de crescimento de novos casos de Covid-19 em Feira de Santana apresentou leve redução e se manteve estável após a reabertura parcial do comércio, que tem funcionado desde o dia 16 de junho de forma escalonada e com medidas rigorosas de segurança e higienização para impedir o avanço do coronavírus.

De acordo com dados consolidados a partir dos boletins diários da Secretaria Municipal da Saúde, entre o dia 16 de junho até esta quinta-feira (25), a média diária de novos casos ficou em 6,3%. Antes da flexibilização, o índice de aumento diário era em torno de 7% desde o começo deste mês. Até esta quarta, Feira tinha 2.851 pessoas infectadas pelo coronavírus.

“Tenho dito que a gente fez uma retomada consciente do nosso comércio, com fiscalização rigorosa dos decretos, cuidado e obedecendo os limites que são determinados pela ciência. Embora o comércio esteja aberto, está havendo um escalonamento, o que reduz o funcionamento. A gente tem medidas rigorosas nos estabelecimentos e queremos reduzir ainda mais a taxa de novos casos”, declarou o prefeito Colbert Martins (MDB).

O gestor feirense não descartou adotar novamente medidas mais restritivas, apesar da taxa se manter estável. “Nós decidimos flexibilizar, mas não hesitaremos em tomar medidas mais duras, caso seja necessário. Inclusive, reavaliando essa proposta de escalonamento das atividades econômicas. Queremos manter as atividades econômicas, mas não podemos perder de vista que o mais importante é salvar vidas”, pontuou.

O prefeito destacou que o hospital de campanha do município já está funcionando de forma plena, com 50 leitos clínicos e 10 de UTI. Além disso, a prefeitura tem realizado testes rápidos em diversos pontos da cidade para identificar polos de contaminação e realizar ações mais específicas.

Pelo decreto municipal, os estabelecimentos com até 200 m² podem abrir entre às 9h e 16h, mas em dias específicos a depender do setor. Aos domingos, há a suspensão de todas as atividades, com exceção de serviços essenciais, como farmácia e supermercado, que não tem restrição para o funcionamento. O decreto que mantém o fechamento dos bares e restaurantes foi prorrogado até o dia 29 de junho.

Comentários