Foto: Adenilson Nunes/Secom
Elias Sampaio é ex-secretário da Promoção da Igualdade, economista, escritor e colunista do Política Livre 30 de julho de 2020 | 17:37

Ex-secretário de Wagner diz que, se PP quiser ver ‘terra tremer’ na sucessão, indica Cacá a vice de Olívia

exclusivas

A escolha do vice da pré-candidata do PCdoB à Prefeitura, Olívia Santana, virou uma polêmica tão grande depois que o deputado estadual Niltinho desistiu da posição que até o ex-secretário de Promoção da Igualdade no governo Jaques Wagner, o economista Elias Sampaio, resolveu se posicionar, fazendo uma sugestão numa série de posts em sua conta no Twitter que, segundo ele, pode fazer a “terra tremer” na sucessão municipal de Salvador.

Para o ex-secretário estadual, para isso acontecer bastaria o vice-governador e cacique do PP na Bahia, João Leão, indicar o filho e deputado federal Cacá Leão para vice de Olívia. O petista prevê um ‘eclipse lunar’ nas chapas do PT da Bahia e do prefeito ACM Neto (DEM) à sucessão municipal e uma mexida com força nas cartas de 2022, se os progressistas tiverem a ousadia de fazer o movimento.

Segundo Elias, além de cravar definitivamente o interesse do PP na disputa, a indicação de Cacá demonstraria desprendimento político da parte do deputado e do pai, o que, em sua avaliação, seduziria ainda mais a base da pré-candidata do PCdoB, inclusive setores do movimento negro. Depois, prossegue, inverteria a posição da “branquitude” da chapa do pré-candidato democrata Bruno Reis, cuja vice Elias acredita que será ocupada por um negro.

Em acréscimo, a eventual decisão do PP por Cacá mexeria com a escolha de vice do PT e, também segundo seu raciocínio, fortaleceria o PCdoB na centro-direita e na elite branca de Salvador. “É um jogo político de ganha-ganha para o PP e PC do B”, afirma Elias, deixando, entretanto, um questionamento que classifica de “ponto crítico”: “‘o homem branco adulto sempre no comando” aceitaria esse papel?'”

Confira a publicação:

Mateus Soares
Comentários