Foto: Reprodução
Vídeo recente divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em homenagem ao Dia do Internacional de Combate às Drogas (26 de junho) 01 de julho de 2020 | 18:35

Parceria entre Prefeitura do RJ e Instituição Manassés tira pessoas da dependência química

brasil

Vídeo recente divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em homenagem ao Dia do Internacional de Combate às Drogas (26 de junho), divulgou a parceria “exitosa” entre a administração local e a Instituição Manassés. Através deste projeto, diversas pessoas se recuperaram da dependência química.

Alessandro de Oliveira foi usuário de drogas durante 28 anos. Um dos recuperados, afirma que a cocaína é uma ilusão. “Hoje sou um homem que tem identidade, confiável, não só com as pessoas, mas comigo mesmo”, disse.

Vinícius Ribeiro conseguiu se recuperar e hoje ajuda aos usuários que estão nas ruas. “Hoje minha vida tem sentido. Eu não vejo como um trabalho. É como se fosse a minha missão. Essa história de uma vez drogado sempre drogado é uma mentira”, disse Vinícius.

A cidade do Rio de Janeiro recebeu de 2012 a 2015, R$ 94 milhões para tratar dependentes químicos. Como não foi utilizado, a União pediu o valor de volta.

Em 2018, 32 comunidades terapêuticas sem fins lucrativos foram regulamentadas e hoje recebem do governo federal R$ 1 mil por mês para o tratamento de cada dependente. Elas atendem mais de 2 mil pessoas na cidade do Rio de Janeiro.

“Esta é mais uma oportunidade para que o usuário que sofre de dependência química possa ter mais uma possibilidade de recuperação. As instituições fazem o que o poder público não consegue fazer”, disse Douglas Manassés.

Comentários