Foto: Divulgação/Arquivo
Félix Jr. é considerado nome bom por Rui para entrar na disputa pela Prefeitura para não permitir que partido apóie Bruno Reis 29 de julho de 2020 | 11:18

Rui tenta convencer Félix Jr. a disputar Prefeitura para evitar apoio de PDT a Bruno

exclusivas

O governador Rui Costa (PT) tem tentado convencer o deputado federal Félix Mendonça Jr., presidente estadual do PDT, a disputar a Prefeitura de Salvador.

É uma tentativa de evitar que o partido apóie o pré-candidato do DEM a prefeito, Bruno Reis, com o qual passou a namorar desde que filiou o secretário municipal de Saúde, Leonardo Prates.

De quebra, a candidatura constrangeria os candidatos a vereador que queiram, eventualmente, também integrar a fila de apoio ao democrata em Salvador.

A Félix, segundo se comenta, Rui teria dito que ele pode, na campanha, multiplicar por quatro a votação que teve na capital para deputado em 2018, de cerca de 5 mil votos.

O problema é o parlamentar convencer o presidente nacional, Carlos Lupi, cujo projeto é apoiar a candidatura presidencial de Ciro Gomes, em 2022, a sedimentar uma estratégia de aproximação com o PT na capital baiana.

Tanto Lupi quanto Ciro também se aproximaram do prefeito ACM Neto, que é presidente nacional do DEM, discutindo alternativas para o partido em 2022 que passariam por apoio mútuo em 2022 – para o Estado e a presidência..

Foi neste fluxo que o prefeito preparou o ingresso de Prates na legenda para tê-lo como uma alternativa para vice de Bruno, projeto que naufragou porque o secretário se empolgou mais do que devia com a articulação e tentou se colocar como candidato a prefeito no partido contra Bruno.

Hoje, segundo Rui tem dito a parlamentares de sua base, os comentários são de que o PDT pode se articular para prosseguir no projeto de fazer o vice de Bruno, se Félix não concorrer, daí a preocupação do governador.

O nome mais forte no partido, até o momento, seria o da ex-secretária municipal Ana Paula, que, ao assumir a coordenação política da campanha de Bruno, acabou se distanciando desta possibilidade.

Há outros quadros, no entanto, bem articulados com Félix que podem surgir no horizonte e, inclusive, segundo comentários no grupo do prefeito, surpreender.

Comentários