Foto: Reprodução/Facebook
Na imagem, Thiago Gilleno, pré-candidato à Prefeitura da cidade pelo PSD 05 de agosto de 2020 | 15:10

Ponto Novo: pesquisa eleitoral realizada por grupo de oposição é impugnada pela Justiça

interior

A juíza Ana Lúcia Ferreira Matos, da 149ª Zona Eleitoral de Itiúba, impugnou a divulgação de uma pesquisa eleitoral no município de Ponto Novo, na Bahia, realizada pelo grupo de oposição do pré-candidato a prefeito pelo PSD, Thiago Gilleno, acatando uma ação do Partido Liberal (PL).

A pesquisa, de acordo com a agremiação, tem fortes indícios de fraude. O PL investigou a empresa contratada para a realização da pesquisa, encaminhando documentação da referida empresa à Justiça Eleitoral. A sigla alegou que a Ibope Inteligência, Pesquisa e Consultoria não está legalmente capacitada para o exercício de pesquisas.

Na denúncia, são apontadas irregularidades como o número de entrevistados, idade e que o percentual apresentado não condiz com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as faixas etárias apontadas.

“Ante o exposto, entendo presentes os requisitos legais, defiro o pedido de tutela de urgência para fins de impedir a divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral BA-06166/2020 pelas representadas, até ulterior deliberação, sob pena de multa diária de R$ 1 mil”, diz a decisão.

Vale lembrar que esta é a segunda pesquisa impugnada do grupo – que tem o ex-prefeito Adelson Maia como pré-candidato a vice – em menos de um mês pela Justiça.

Comentários