Foto: Isac Nóbrega/PR
Donald Trump 10 de outubro de 2020 | 16:35

De sacada da Casa Branca, infectado Trump discursa sem máscara a apoiadores

mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez sua primeira aparição pública neste sábado (10) desde que teve alta do hospital depois de ser diagnosticado com Covid-19 há cerca de uma semana.

Trump retirou a máscara para fazer um discurso do terraço da Casa Branca em que mencionou a origem chinesa do vírus, culpou a esquerda pela situação de negros e latinos no país e disse que apesar da alta na Europa, o coronavírus vai desaparecer.

O presidente falou em um evento chamado de “um protesto pacífico de ordem e lei” para um público formado por centenas de apoiadores que estavam em uma área gramada abaixo do terraço.

“A cada dia mais latinos e negros americanos estão deixando para trás por políticos de esquerda e sua ideologia falha. Eles falharam por muitas décadas”, disse.

“Não podemos deixar o nosso país se tornar uma nação socialista —ou pior do que isso”, acrescentou.

Apesar de questões sobre sua saúde ainda permanecerem, o eventou foi um esforço de Trump para mostrar que a batalha contra o vírus foi vencida e que já é possível retornar à campanha.

O presidente recebeu diagnóstico positivo para Covid-19 no dia 2 de outubro e passou três noites no hospital antes de retornar à Casa Branca na segunda (5). Trump não afirmou se ainda tem a capacidade de transmitir a doença, somente que não apresenta mais os sintomas do vírus que matou mais de 210 mil americanos.

Um porta-voz da Casa Branca disse nesta sexta (9) que Trump seria testado para Covid-19 e que não iria sair em público se fosse determinado que ele poderia transmitir o vírus.

Durante uma entrevista à Fox News na sexta (9) à noite, Trump disse que havia feito um novo teste, mas não divulgou seu resultado. Ele também disse que parou de tomar remédios para combater o coronavírus. “Eu me sinto realmente forte”, disse. A Casa Branca também não divulgou resultados e também não responde quando foi o último teste negativo do presidente.

A administração Trump enfrenta críticas sobre sua resposta à pandemia e também sobre sua abordagem permissiva ao uso de máscaras e ao distanciamento social.

Folha de S.Paulo
Comentários