Foto: José Paulo Lacerda/CNI
Atividade industrial volta a crescer em novembro, mas em ritmo menor que outubro 17 de dezembro de 2020 | 12:13

Atividade industrial volta a crescer em novembro, mas em ritmo menor que outubro

economia

A atividade industrial voltou a crescer em novembro, embora num ritmo de alta menor que o verificado em outubro. Os dados são da Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira, 17, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em novembro, o índice de evolução da produção ficou em 53,1 pontos ante os 58,3 pontos registrados em outubro. Apesar do ritmo mais lento, o indicador ainda reflete aumento da produção, porque está acima da linha divisória dos 50 pontos.

A CNI destaca que novembro costuma ser um mês de redução da atividade industrial e a comparação com outubro geralmente é negativa. “A indústria segue com atividade acima do usual para o mês, o que vem acontecendo notadamente desde setembro”, diz o documento.

“Apesar do índice de novembro ser 5,2 pontos menor na comparação com outubro, pode-se afirmar que o crescimento da produção foi intenso e disseminado, pois o índice de difusão segue distante da linha divisória de 50 pontos”, completa. Novembro foi o sexto mês seguido de alta na produção industrial.

O índice de evolução do número de empregados ficou em 53,3 pontos em novembro, também acima dos 50 pontos, o que retrata crescimento do emprego na indústria no mês, o quinto consecutivo de alta no indicador.

Os índices que medem a utilização da capacidade instalada (UCI) permaneceram elevados em novembro, atingindo 73%. Segundo a sondagem, isso reforça a conclusão que a indústria está operando em um nível de atividade aquecido. Na comparação com outubro, houve uma queda de um ponto porcentual na UCI, a primeira após seis meses consecutivos de alta no índice. Mesmo assim, a UCI de novembro é 3 pontos porcentuais superior à verificada em novembro de 2019 e superada o registrado nos meses de novembro desde 2014, quando o indicador foi também de 73%.

O índice de UCI efetiva em relação ao usual manteve-se estável em 51,1 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos pelo terceiro mês seguido. “O índice indica que a atividade industrial está aquecida, ou seja, operando acima do nível usual para o mês”, destaca a CNI.

Estadão
Comentários