Foto: Presidência da Venezuela/AFP
Indicado para secretário de Estado americano, porém, afirma que a Casa Branca continuará a reconhecer Guaidó 24 de janeiro de 2021 | 14:40

Em discurso, Maduro diz que Venezuela está disposta a virar a página com governo Biden

mundo

O ditador venezuelano Nicolás Maduro convocou neste sábado (23) a administração do presidente dos Estados Unidos Joe Biden a “virar a página”, declarando-se disposto a estabelecer “um novo caminho” nas relações diplomáticas rompidas entre Caracas e Washington.

“Queremos trilhar um novo caminho de relações com o governo Joe Biden, baseado no respeito mútuo, no diálogo, na comunicação e na compreensão”, declarou Maduro.

A Venezuela “está disposta a virar a página e a construir novos caminhos de respeito, diálogo e comunicação diplomática com o novo governo dos Estados Unidos”, completou Maduro, diante de partidários da sacada do palácio presidencial de Miraflores, no centro de Caracas.

Há dois anos, em 23 de janeiro de 2019, o líder da oposição Juan Guaidó se autoproclamou presidente da Venezuela depois que a maioria da oposição que controlava a Assembleia Nacional declarou Maduro um “usurpador”, acusando-o de ter fraudado as eleições em 2018.

O governo Donald Trump reconheceu Guaidó como presidente interino, e Maduro respondeu rompendo as relações entre Caracas e Washington.

“Há dois anos, tive que reagir com força e dignidade e, desta mesma sacada, procedi como chefe de Estado para romper todas as relações políticas e diplomáticas com o governo dos Estados Unidos da época”, continuou Maduro. Mas “Trump se foi!”, disse.

Antony Blinken, indicado por Biden para ser o novo secretário de Estado americano, disse que a Casa Branca continuará a reconhecer Guaidó como representante do governo venezuelano, apesar da nova maioria chavista no Parlamento.

Boicotadas pela oposição, as eleições do fim do ano passado não são reconhecidas pelos Estados Unidos, União Europeia e países da América Latina.

Folha de S. Paulo
Comentários