Foto: Divulgação/Arquivo
A informação foi divulgada no Diário Oficial da Bahia 20 de julho de 2021 | 17:28

Festa de Nossa Senhora das Candeias se torna Patrimônio Imaterial no estado da Bahia

interior

O dia 2 de fevereiro é sagrado no município de Candeias e, a partir deste ano, se torna ainda mais especial. É que na última sexta-feira (16), foi anunciado que a Festa de Nossa Senhora das Candeias se tornará Patrimônio Imaterial no estado da Bahia. A informação foi divulgada no Diário Oficial da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Isso foi possível após inúmeras reuniões entre o mandato do deputado Bira Corôa com a Secretaria de Cultura do Governo da Bahia.

Participante antigo dos festejos, o deputado Bira criou o projeto de lei nº 22.393/2017 em que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, os festejos de Nossa Senhora das Candeias, padroeira da cidade de Candeias. E junto à uma comissão, formada pelo Frei Jorge, ainda pároco do Santuário de Nossa Senhora das Candeias, Binho São José, presidente das Oscam, Júnior França e integrantes do Santuário elaboraram, em 2018, um relatório de estudo histórico requisitando o reconhecimento dos festejos à Nossa Senhora das Candeias como Patrimônio Imaterial, entregando em mãos à secretária de Cultura do Estado, Arany Santana.

“Enfim podemos hoje comemorar junto à comunidade de devotos e com a Diocese de Camaçari”, informou o parlamentar acreditando que ainda em 2022 os festejos poderão ser retomados normalmente. “Temos fé que em janeiro, com toda população vacinada contra Covid-19,  estaremos no novenário e na procissão pelas ruas da cidade, levando fé e devoção pelas ruas de Candeias durante a procissão”, acrescentou.

De acordo com o IPAC, o título é em caráter provisório, o que é comum no processo de patrimonialização, para obter o definitivo. Ainda este ano, durante diálogo com Frei Thiago Noronha, atual pároco e guardião do Santuário de Nossa Senhora das Candeias, por intermédio do secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Nelson Pelegrino, do deputado estadual Bira Corôa, o processo foi concluído e aprovado.

O evento religioso reúne milhares de romeiros das 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova, que nos anos anteriores a pandemia, percorrem um trecho de seis quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias.

Comentários