Foto: Divulgação
Ireuda Silva 04 de agosto de 2021 | 09:09

No Agosto Lilás, programa “Forte por Ser Mulher” retorna com edição sobre violência doméstica

salvador

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), conduz nesta quinta-feira (05), às 12h, mais uma edição do programa “Forte por Ser Mulher”. Na ocasião, a republicana conversa, em live nas redes sociais, com a Major da PM Tereza Raquel, coordenadora da Ronda Maria da Penha, sobre o cenário de violência doméstica e violência contra a mulher. O tema foi escolhido por ocasião da campanha “Agosto Lilás”, que tem o objetivo de alertar sobre o problema.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada minuto de 2020, alguém ligou para um centro de denúncias para relatar um caso de violência doméstica contra mulheres. O Disque 190, por exemplo, recebeu 694.131 ligações sobre violência doméstica, um aumento de 16,3% em relação a 2019. Além disso, 230.160 mulheres denunciaram um caso de violência doméstica em 26 estados. “São números assustadores, principalmente por sabermos que, por trás deles, existe um cenário ainda pior, mas camuflado. Grande parte das vítimas e testemunhas de violência não denunciam”, pontua Ireuda. “Sem falar que as denúncias se limitam aos casos de agressões físicas, enquanto muitas mulheres sofrem com violência psicológica, patrimonial, moral e sexual”, acrescenta.

Em 2020, também houve um aumento do número de casos de feminicídio: foram 1.350, o que representa crescimento de 0,7%. 61,8% das mulheres assassinadas eram negras e 81,5% dos crimes foram cometidos por companheiros ou ex-companheiros. “A violência contra a mulher quase sempre acontece no ambiente doméstico, onde os próprios companheiros são os agressores e algozes, o que acaba tornando muitos lares mais perigosos do que a rua”, pontua a republicana.

Comentários